Comitê Parlamentar de Investigações sobre Fraudes no INSS será criado na quarta-feira (20)
O colegiado será presidido pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) e o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) atuará como relator.

A instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigará fraudes ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ocorreu nesta quarta-feira (20), às 11h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os participantes da reunião devem ratificar os nomes do senador Omar Aziz (PSD-AM) na presidência do colegiado e do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) como relator.
O início das atividades foi previsto na semana passada, mas, de acordo com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), houve um pedido do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para postergar a montagem para esta semana. Tal fato ocorreu devido à negociação das indicações dos líderes partidários para integrar a CPMI.
Leia também:

Comissão analisa proposta para combater a precoce sexualização de crianças na próxima semana

Carlos Bolsonaro afirma que governadores de direita “agem como ratos”

Imposto elevado de Trump poderá resultar em 30 mil ações na Justiça do Trabalho
As indicações devem observar o princípio da proporcionalidade partidária, significando que os maiores grupos e partidos possuem o direito a mais cadeiras. A comissão será formada por 16 deputados e 16 senadores efetivos e o mesmo número de suplentes.
Omar Aziz foi indicado por Alcolumbre, em consonância com a base governista. O senador também exerceu a presidência do CPI da Covid-19. Já Ricardo Ayres foi selecionado por Motta, que buscou um nome com perfil “moderado”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na primeira reunião da comissão, os membros escolherão Aziz como presidente. O ato é uma formalidade, visto que a indicação foi combinada por acordo político. O senador, após eleito, fará a designação oficial de Ayres para a relatoria.
Criada com o apoio da oposição, a CPMI teve como objetivo investigar o esquema bilionário de descontos em aposentadorias e pensões. A instalação do conselho foi formalizada em junho, restando a nomeação dos membros e a sessão de abertura.
A fraude com descontos irregulares nos pagamentos de aposentados e pensionistas foi identificada em abril, após operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União.
As organizações teriam arrecadado um montante de aproximadamente R$ 6,3 bilhões, abrangendo o período compreendido entre 2019 e 2024.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)