Comitê Parlamentar de Investigações sobre Fraudes no INSS será criado na quarta-feira (20)
O colegiado será presidido pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) e o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) atuará como relator.
A instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigará fraudes ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ocorreu nesta quarta-feira (20), às 11h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os participantes da reunião devem ratificar os nomes do senador Omar Aziz (PSD-AM) na presidência do colegiado e do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) como relator.
O início das atividades foi previsto na semana passada, mas, de acordo com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), houve um pedido do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para postergar a montagem para esta semana. Tal fato ocorreu devido à negociação das indicações dos líderes partidários para integrar a CPMI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As indicações devem observar o princípio da proporcionalidade partidária, significando que os maiores grupos e partidos possuem o direito a mais cadeiras. A comissão será formada por 16 deputados e 16 senadores efetivos e o mesmo número de suplentes.
Omar Aziz foi indicado por Alcolumbre, em consonância com a base governista. O senador também exerceu a presidência do CPI da Covid-19. Já Ricardo Ayres foi selecionado por Motta, que buscou um nome com perfil “moderado”.
Leia também:
Megaoperação no Rio de Janeiro apreende armas avaliadas em mais de R$ 12 milhões
Alckmin destaca a necessidade de combater organizações criminosas por “terra, mar e ar”
STF determina que Estado do Paraná deve indenizar feridos em repressão policial de 2015
Na primeira reunião da comissão, os membros escolherão Aziz como presidente. O ato é uma formalidade, visto que a indicação foi combinada por acordo político. O senador, após eleito, fará a designação oficial de Ayres para a relatoria.
Criada com o apoio da oposição, a CPMI teve como objetivo investigar o esquema bilionário de descontos em aposentadorias e pensões. A instalação do conselho foi formalizada em junho, restando a nomeação dos membros e a sessão de abertura.
A fraude com descontos irregulares nos pagamentos de aposentados e pensionistas foi identificada em abril, após operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União.
As organizações teriam arrecadado um montante de aproximadamente R$ 6,3 bilhões, abrangendo o período compreendido entre 2019 e 2024.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












