Comitê Carioca de Solidariedade à Cuba comemora 72 anos do ataque ao Quartel Moncada

O Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba promove, em 26 de Julho, no Raízes do Brasil, um evento para recordar a ação do ataque ao Quartel Moncada em 1953.

18/07/2025 8:55

1 min de leitura

Comitê Carioca de Solidariedade à Cuba comemora 72 anos do ataque ao Quartel Moncada
(Imagem de reprodução da internet).

O Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba promove, em 26 de Julho, no Raízes do Brasil, espaço do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), um evento para comemorar e prestar homenagem à ação de assalto ao Quartel Moncada, que se deu na mesma data de 1953. O ato simboliza o início da Revolução Cubana, que resultou no fim da ditadura de Fulgêncio Batista em 1959.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste ano, que marca o início da comemoração desde 2017, ocorrerá a inauguração da exposição “Camilo, o Sorriso da Revolução” em homenagem ao revolucionário Camilo Cienfuegos. Posteriormente, será realizado um almoço com arroz congri e mojitos e o espaço estará aberto para uma roda de conversa e festa de celebração desta data.

Ao Brasil de Fato, Carmen Diniz, coordenadora do Comitê Carioca de Solidariedade com a Cuba, recorda a relevância deste momento histórico. Após o ataque fracassado, há detidos, torturados, mortos e exilados. Fidel Castro está neste último grupo e, ao lado de alguns companheiros, parte para o México. Lá encontra o médico Ernesto Che Guevara, que realizava uma viagem pela América Latina. Juntos e unidos a outros, eles retornam à Cuba para planejar a revolução cubana.

Leia também:

Diniz explica: “Portanto, porque se afirma que o assalto, que não obteve sucesso por ter as pessoas presas, foi o início da revolução cubana? Primeiro, ali surge o movimento 26 de julho e do México vêm sair aquelas pessoas exiladas ao lado de novas que se aliam, como Camilo Cienfuegos”.

Camilo Cienfuegos faleceu em 1959, antes dos impactos da revolução cubana. Foi comandante do Exército Rebelde e Chefe do Estado Maior após a tomada de Moncada. Seu óbito ocorreu após o avião bimotor em que viajava sofrer uma intensa tempestade e, ao necessitar modificar o trajeto, ter perdido combustível e caído no mar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serviço: 72 Anos do Assalto ao Quartel Moncada Quando: 26 de Julho de 2025 Local: Raízes do Brasil, Santa Teresa, Rio de Janeiro Rua Áurea, 80 Horário: 10h às 20h

Fonte por: Brasil de Fato

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.