Comissão Técnica solicita novo prazo para análise do documento referente à taxa de energia para famílias de baixa renda
Aprovada medida provisória será avaliada quarta-feira (3); parlamentar designou o assunto do setor elétrico para outra proposta.
O relator da medida provisória que amplia a tarifa social de energia elétrica, deputado Fernando Coelho Filho (União-PE), apresentou nesta terça-feira (2) seu parecer à comissão mista que analisa a proposta. Após a leitura do relatório, um pedido de vista coletiva adiou a votação, que foi remarcada para esta quarta-feira (3), às 14h30.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A conta de luz será totalmente isenta para famílias de baixa renda que utilizarem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais.
Famílias cadastradas no Cadastro Único com renda entre meio e um salário-mínimo terão isenção parcial da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) no consumo até 120 kWh mensais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o relator, questões relacionadas à abertura do mercado de energia serão discutidas em outra medida provisória, que versa sobre a diminuição dos impactos tarifários.
Devido à ausência de tempo para debater o assunto, os parlamentares optaram por um texto mais conciso, assegurando a aprovação da tarifa social antes que a MP (medida provisória) expire, o que ocorrerá em 17 de setembro.
Leia também:
Erika Hilton e Fernando Haddad debatem ajustes em projeto de lei sobre jornada de trabalho
DPU pede supervisão de perícias após megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro
Câmara dos Deputados aprova projeto sobre bens e imóveis com medidas fiscais do governo
O deputado explicou que se tratou de um acordo com as presidências da Câmara e do Senado. Ele também se comprometeu a apresentar para essa futura discussão as 601 emendas rejeitadas na análise da proposta.
O relator enfatizou que nenhuma família perderá os benefícios já concedidos pela tarifa social e que a medida visa diminuir a inadimplência e os furtos de energia, além de proporcionar maior previsibilidade ao custo da CDE.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












