Na quinta-feira (4), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), reuniu-se com o prefeito de Recife, João Campo (PSB), para assinar um acordo técnico de cooperação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O acordo viabiliza o intercâmbio educacional e técnico-científico entre a Câmara dos Deputados e a prefeitura do Recife.
De acordo com Motta, a intenção é modernizar o parlamento, tornando os serviços e o trabalho da Câmara mais acessíveis à população. A iniciativa surgiu da proposta do presidente da Casa, que comentou sobre o desejo de reduzir a burocracia no setor público, considerada um obstáculo.
LEIA TAMBÉM!
O presidente afirmou ter a oportunidade de deixar um legado de modernização e eficiência durante sua passagem pela Câmara dos Deputados.
O projeto visa modernizar o site da instituição, adotar soluções digitais destinadas a atender servidores e desenvolver uma plataforma de inteligência estratégica fundamentada em recursos de inteligência artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Câmara deverá estabelecer um novo portal na internet e, posteriormente, elaborar um aplicativo para dispositivos móveis.
A plataforma “Conecta Recife” integra os serviços públicos da cidade, oferecendo 820 serviços digitais e contando com 1,7 milhão de usuários cadastrados.
No evento, João Campos recorda que a pandemia foi um importante impulsionador do desenvolvimento digital da cidade. “Precisamos implementar um sistema digital de vacinação, onde o cidadão podia selecionar o dia, o horário e o local.”
Campos afirmou que o sistema possibilitou a construção de um banco de dados em um período recorde. A proposta do acordo é combinar a experiência do Recife com o corpo técnico da Câmara dos Deputados.
O acordo possui duração de 24 meses, sem transferência de recursos financeiros entre as partes. Cada instituição será responsável por arcar com suas próprias despesas e equipes técnicas. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha, a ideia é fazer a primeira entrega do Acordo de Cooperação Técnica até novembro.
Fonte por: CNN Brasil