Cometa “visitante” atravessa o nosso Sistema Solar
Formalmente denominado 3I/ATLAS, o objeto celeste surgiu em uma região distante do nosso entorno cósmico.

O Observatório Europeu do Sul (ESO) lançou um vídeo do cometa 3I/ATLAS transitando pelo Sistema Solar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estas são as imagens mais nítidas, até o presente, do corpo celeste que surgiu inesperadamente nesta região. De acordo com a ESO, foram capturadas com o instrumento FORS2 no VLT (Very Large Telescope) na noite de 3 de julho de 2025.
O visitante interestelar foi observado pela primeira vez em 1º de julho deste ano, e tem intrigado cientistas sobre sua origem. Alguns dias depois, a NASA confirmou que o objeto estranho que transitava pela nossa vizinhança cósmica é um cometa.
Leia também:

Tribunal determina que a Rússia é responsável pelo desastre da companhia aérea Malaysia Airlines

Larissa Manoela compartilha imagens dos momentos da morte de Maria em “Êta Mundo Melhor”

Polícia apura adolescente suspeito de participação na morte de publicitário em São Paulo
O cometa, denominado 3I/ATLAS, é o terceiro objeto interestelar confirmado a cruzar o nosso Sistema Solar.
A detecção inicial foi conduzida pelo telescópio de pesquisa ATLAS (Sistema de Alerta de Impacto de Asteroides Terrestres), financiado pela Nasa e situado em Rio Hurtado, no Chile.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cometa, que veio originário da direção da constelação de Sagitário, provavelmente se formou em regiões do espaço distante antes de se estabelecer em nosso Sistema Solar.
Não representa nenhuma ameaça para o planeta Terra, pois manterá uma distância mínima de pelo menos 1,6 unidades astronômicas (cerca de 240 milhões de km). O 3I/ATLAS chegará em seu ponto mais próximo ao Sol por volta de 30 de outubro deste ano, alcançando uma distância de 1,4 unidades astronômicas (cerca de 210 milhões de km) – uma posição que o colocará ligeiramente dentro da órbita de Marte.
Astrônomos de todo o mundo estão envolvidos na investigação do tamanho e das características físicas do cometa interestelar.
Cometa é visível no céu.
O período ideal para observar o cometa recém-descoberto do Brasil será no início de outubro, logo antes do anoitecer, próximo ao horizonte oeste. Posteriormente, ele também poderá ser visualizado no início de novembro, antes do amanhecer, próximo ao horizonte leste.
Para observar o 3I/ATLAS, é preciso um telescópio de porte médio a grande com câmera astronômica, pois o brilho será excessivamente fraco para ser visualizado a olho nu.
O que são cometas? Descubra como são formados e como encontrá-los.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.