Começa a queda nas construções de novas residências unifamiliares nos EUA

A opinião de economistas é que as tarifas de importação impostas pelo presidente Donald Trump constituem um perigo de inflação.

18/07/2025 10:51

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A construção de residências unifamiliares nos Estados Unidos e as licenças para novas construções diminuíram significativamente em junho, devido às altas taxas de juros hipotecários e à incerteza econômica, o que indica uma contração no investimento imobiliário no segundo trimestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O início da construção de moradias unifamiliares, que representa a maior parte da construção de casas, registrou queda de 4,6% no mês passado, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 883 mil unidades, conforme divulgado pelo Departamento de Comércio nesta sexta-feira (18).

As licenças para novas residenciais unifamiliares reduziram-se em 3,7%, atingindo 866 mil unidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A avaliação de economistas é que as tarifas de importação impostas pelo presidente Donald Trump constituem um perigo de inflação, o que levou o Federal Reserve a manter suas reduções na taxa de juros.

Dados de inflação do consumidor e do produtor de junho indicaram que as taxas de importação estavam começando a elevar os preços de certos produtos.

Leia também:

A incerteza na política comercial e as preocupações com o aumento da dívida do país elevaram os rendimentos dos títulos do Tesouro, mantendo as taxas hipotecárias em patamares elevados.

A taxa média da hipoteca fixa de 30 anos tem permanecido ligeiramente inferior a 7% neste ano, conforme informações da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac.

Na semana passada, Trump anunciou que impostos elevados seriam aplicados a importações de vários países, como México, Japão, Canadá e Brasil, além da União Europeia.

Em abril, Trump estabeleceu uma tarifa de 10% sobre a maioria das importações, concedendo aos países um prazo de 90 dias para negociar acordos comerciais.

A diminuição da procura elevou o volume de imóveis disponíveis no mercado, levando as construtoras a interromperem o lançamento de novos empreendimentos residenciais.

Como a economia brasileira será afetada com a política de tarifas de Trump?

Fonte por: CNN Brasil

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.