Combustível agrava prejuízos durante o armistício precário entre Israel e Irã
O petróleo Brent descia US$ 3,17, o que representa uma queda de 4,43%, para US$ 68,31 por barril, por volta das 10h30 (horário de Brasília).

Os preços do petróleo ampliaram suas perdas nesta terça-feira (24), atingindo o menor valor em duas semanas, em razão do que o mercado considerou como um risco menor de interrupções na oferta do Oriente Médio, embora o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenha acusado Israel e o Irã de violarem um cessar-fogo que ele ajudou a intermediar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os contratos de referência do petróleo Brent apresentavam queda de 3,17 dólares, ou 4,43%, a 68,31 dólares por barril, por volta das 10h30 (horário de Brasília). O petróleo West Texas Intermediate dos EUA (WTI) descia 3,05 dólares, representando uma variação de 4,45%, a 65,46 dólares.
Ambos os contratos sofreram uma queda de até 5% no início das negociações, após o anúncio de um acordo de cessar-fogo entre Israel e Irã.
Leia também:

Governo propõe linha de crédito para empresas afetadas por reajustes tarifários, afirma Haddad

Alckmin não exclui possibilidade de acordo com EUA sobre minerais estratégicos

Trump visita o Federal Reserve e critica, junto com Powell, a taxa de juros
Após anunciar um cessar-fogo, Trump acusou os dois países de violá-lo, manifestando uma frustração particular com Israel.
“Não fiquei satisfeito com o fato de Israel ter sido retirado abruptamente, mesmo após termos estabelecido o acordo. Não era necessário que isso acontecesse e não gostei da intensidade da resposta”, declarou Trump aos repórteres nesta terça-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, ordenou que as forças militares realizem novos ataques em Teerã em retaliação ao que ele considera serem mísseis iranianos lançados em uma “violação flagrante” do cessar-fogo.
O Irã rejeitou ter disparado qualquer foguete.
O conflito de 12 dias gerou grande oscilação nos valores da gasolina, com o petróleo Brent sendo trocado em uma variação de 10 dólares na segunda-feira, a maior desde julho de 2022.
Os dois contratos de referência do petróleo recuaram em mais de 7% na sessão anterior, após atingirem máximas de cinco meses em razão dos ataques dos EUA às instalações nucleares do Irã no fim de semana.
A queda acentuada nos preços do petróleo se deve ao fato de que os ataques dos EUA às instalações nucleares iranianas não provocaram um conflito mais amplo que representaria uma ameaça aos suprimentos regionais, afirmou o Barclays em uma nota nesta terça-feira.
O envolvimento direto dos Estados Unidos na guerra também levou os investidores a se concentrarem no Estreito de Ormuz, uma via navegável estreita entre o Irã e Omã, por onde transitam entre 18 milhões e 19 milhões de barris diários de petróleo e combustíveis, correspondendo a quase um quinto do consumo mundial.
O analista do SEB, Ole Hvalbye, afirmou que o prêmio geopolítico foi desvalorizado, mas as tensões entre Israel e o Irã permanecem sem solução e o risco de erros e de uma nova escalada ainda persiste.
A Amazon adverte: a inteligência artificial poderá diminuir a força de trabalho no futuro.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.