Com o falecimento do passageiro, a ViaMobilidade finaliza a instalação de barreiras nas portas da plataforma da Linha 5-Lilás

As chamadas “gap fillers” visam diminuir o espaço entre o trem e a plataforma, prevenindo ocorrências como quedas e esmagamentos; a execução em todas as…

15/07/2025 10:29

1 min de leitura

SP - METRÔ/LINHA 5-LILÁS/PASSAGEIRO/MORTE - GERAL - Isolamento no local onde um passageiro morreu na manhã desta terça-feira, 06, na   Estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás, na zona sul de São Paulo, após ficar preso   entre a porta da plataforma e o trem. De acordo com a ViaMobilidade,   concessionária que administra a linha, a ocorrência foi registrada por volta das 8   horas. Não foram dados detalhes sobre o que aconteceu para o passageiro ficar   preso entre a plataforma e o trem. As plataformas estavam cheias por conta do   horário de pico do transporte público.   06/05/2025 - Foto: ALEXANDRE SERPA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
SP - METRÔ/LINHA 5-LILÁS/PASSAGEIRO/MORTE - GERAL - Isolamento n...

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo, concluiu na última segunda-feira (14) a instalação de barreiras de segurança superiores em todas as 17 estações da linha. A ação tem como objetivo elevar a segurança dos passageiros e prevenir acidentes entre o trem e a plataforma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A instalação desses equipamentos, denominados “gap fillers”, foi desencadeada por um acidente fatal ocorrido em 6 de maio, que ceifou a vida de Lourivaldo Nepomuceno, de 35 anos. Ele ficou preso no vão e sofreu fatalidades por conta do impacto com o veículo.

Dez dias após o ocorrido, a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) habilitou a ViaMobilidade a prosseguir com a instalação das barreiras.

Leia também:

Foram instaladas 550 unidades de “gap fillers” na parte superior das plataformas. O dispositivo atua como uma barreira física que impede a queda de passageiros no vão. O mecanismo apresenta uma estrutura similar a “dentes”, que preenche o espaço e assegura que o sensor da porta seja ativado na detecção de um corpo, o que ocorreu com falha no acidente envolvendo Lourivaldo.

A empresa detalhou que o serviço foi concluído em menos de 60 dias, sempre à noite, para evitar interrupções no tráfego ferroviário. Nos próximos dois meses, a ViaMobilidade pretende instalar 1.632 novas barreiras sob as portas, aumentando ainda mais a segurança ao longo da linha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações de Danúbia Braga.

Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.

Fonte por: Jovem Pan

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.