A partir desta quarta-feira (16) acontece o 60º congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). O evento será realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O evento contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã de quinta-feira (17), com o tema “Brasil é dos brasileiros: taxar os super ricos e investir na educação”. Segundo a organização do Congresso, essa é “uma oportunidade geracional de olharmos nos olhos do presidente e cobharmos aquilo que é nosso por direito: mais investimentos nas universidades, nos institutos, na permanência e no futuro da juventude brasileira”. Além do presidente, participam da programação o recém-eleito presidente do PT, Edinho Silva, e deputados federais da sigla, do Psol, do PDT e do PCdoB, e vereadores ligados aos direitos estudantis. Estão previstos debates, mesas de discussão, atos e programas culturais.
O congresso determinará a nova executiva da UNE, maior organização de representação estudantil do Brasil. Oitenta e um diretores assumirão por dois anos cargos na organização e dezessete irão compor a diretoria executiva da entidade. A votação se inicia no sábado (19), com duas rodadas de votação de resoluções. No domingo (20), é escolhida a nova diretoria.
LEIA TAMBÉM!
O evento ocorreu com sua abertura, contudo, em luto. Na madrugada desta quarta-feira, dois ônibus com estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) rumo ao Congresso foram atingidos por um caminhão na BR-153, em Goiás. O acidente ceifou a vida de pelo menos cinco pessoas, incluindo três estudantes e o motorista de um dos ônibus. Nas redes sociais, a UNE lamentou a tragédia e ofereceu solidariedade às famílias e amigos das vítimas.
O presidente Lula também expressou condolências pela tragédia. “Neste momento de dor, manifesto a solidariedade às famílias e amigos das vítimas e aos colegas, professores e a toda a comunidade universitária atingida. Que as famílias encontrem conforto e apoio para superar esta situação tão difícil”, declarou o Palácio do Planalto em comunicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Brasil de Fato