Defesa de Maduro à Colômbia após declaração de Trump
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda), manifestou apoio à Colômbia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), anunciar um aumento nas tarifas sobre o país e a interrupção dos subsídios. A declaração ocorreu na segunda-feira (20.out.2025), durante a inauguração de salões de autogoverno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Maduro afirmou que Colômbia e Venezuela são como gêmeos siameses. Ele destacou: “Tudo o que tem a ver com a Colômbia tem a ver com a Venezuela, e tudo o que tem a ver com a Venezuela tem a ver com a Colômbia”. O presidente enfatizou que “não fala por falar” e que “sabe do que está falando”.
Relação EUA-Colômbia e resposta de Petro
A relação entre os Estados Unidos e a Colômbia tem se deteriorado desde setembro, quando Trump afirmou que países como Afeganistão, Bolívia, Birmânia, Colômbia e Venezuela têm “falhado comprovadamente” em cumprir acordos antinarcóticos.
LEIA TAMBÉM!
No domingo (19.out.2025), o presidente colombiano Gustavo Petro (Colômbia Humana, esquerda) respondeu a Trump, que o havia chamado de “traficante de drogas”. Petro rebateu, chamando o norte-americano de “grosseiro e ignorante” e sugeriu que ele lesse um livro colombiano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE