Colômbia adota postura de confronto com o Peru devido à disputa territorial na fronteira com o Brasil
O presidente Gustavo Petro afirma que autoridades peruanas “ocuparam” ilha no Rio Amazonas; o ministro Lima nega disputa territorial e declara que não c…
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, declarou que buscará acionar tribunais internacionais caso os países não alcancem um acordo sobre a disputa por uma ilha situada a metros da Tríplice Fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Presidente Petro afirmou que a Colômbia não reconhece a soberania do Peru sobre a Ilha de Santa Rosa, no Rio Amazonas, e não reconhece as autoridades impostas nesta zona.
O governo colombiano tem denunciado, desde a última segunda-feira, que o Peru ocupou a ilha situada no Rio Amazonas, infringindo o Protocolo do Rio de Janeiro, de 1934, assinado para cessar a guerra entre Colômbia e o Peru, que define as fronteiras na área.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O país de Dina Boluarte, contudo, alega que a formação terrestre ao sul da Ilha de Chinéría, é peruana, que “não existe discussão alguma” da soberania do país sobre este território ou qualquer outro limite fronteiriço do país e que “não cederá nenhum milímetro” das terras reivindicadas por Bogotá.
O chanceler peruano Elmer Schialer declarou que a posição colombiana sobre a ilha — transformada neste ano no município de Santa Rosa de Loreto mediante um decreto — é totalmente errada, juridicamente, geograficamente, tecnicamente e historicamente.
Leia também:
Transformação da Comuna 13: Medellín se torna exemplo de renovação urbana e segurança pública
Trump e Xi Jinping se encontram em Busan para discutir relações econômicas cruciais
Israel autoriza visita do CICV a prisioneiros palestinos – crise humanitária exposta
O município de Letícia, localizado no Trapizíneo Amazônico, na fronteira com o território reivindicado pela Colômbia e com a cidade de Tabatinga (AM), Brasil, manifestou a possibilidade de buscar instâncias internacionais.
O que Letícia fará se não houver rio? Para onde as famílias irão se uma linha na terra for o limite com o Peru? Acredito que esse limite não é o que o tratado de 1924 definiu. O tratado não foi cumprido, o Peru o violou. Não houve um acordo para definir de quem a ilha é, afirmou o presidente colombiano.
Ele declarou, contudo, que seu país pode restabelecer sua participação na Comissão Mista Permanente para a Inspeção da Fronteira Colombo-Peruana e que foi convidado por Lima para uma reunião do organismo em setembro.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.












