Foi lançado nesta segunda-feira (28) em Salvador um projeto-piloto de coleta seletiva com agendamento digital, chamado Roda. O recolhimento de resíduos recicláveis operará de porta a porta, utilizando triciclos elétricos sem emissão de CO2, inicialmente nos bairros do Centro Histórico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade (Secis), a startup Solos e o programa internacional Urban Ocean, da Resilient Cities Network. A operação será conduzida pela Cooperativa Crun, contratada por meio de licitação, com apoio da Limpurb.
De acordo com o relatório Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil 2024, da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), a taxa de reciclagem no país permanece inferior a 10%. O prefeito Bruno Reis afirmou que “a iniciativa representa uma alternativa mais econômica e eficiente para a gestão de resíduos na cidade”. O gestor municipal ressaltou que o projeto é pioneiro no país e “deve transformar o Centro Histórico em um distrito de inovação e sustentabilidade”.
LEIA TAMBÉM!
Houve, até então, nenhuma coleta seletiva porta a porta na capital baiana. Em 2024, foi lançado o Recicla Salvador, com 20 pontos distribuídos por diversos bairros, onde a população entrega voluntariamente os materiais recicláveis.
Aceitam-se materiais como plástico, vidro, alumínio, ferro e papelão, devidamente limpos. O agendamento da coleta é gratuito através do site alimentesolos.rds.land/roda-salvador ou pelo WhatsApp (71) 99957-8803. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira em áreas como Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Baixa dos Sapateiros, Saúde, Dois de Julho, Avenida Setenta, Mouraria, Rua Chile e Joana Angélica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: CNN Brasil