CNU 2025: entenda a distribuição das funções nos 9 blocos
O governo lançará o edital do “Enem dos Concursos” nesta semana, com as inscrições previstas para a 2ª quinzena de julho.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou a distribuição dos cargos e especialidades em cada um dos 9 blocos temáticos da 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado – conhecido como o “Enem dos Concursos”. Clique aqui e leia a tabela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme informado, a divisão por áreas de atuação visa facilitar a seleção dos candidatos durante o processo seletivo.
O ministério também anunciou que o edital oficial, contendo as regras e os prazos do concurso, será publicado nesta semana.
Leia também:

Urano em Gêmeos: a revolução na comunicação está chegando

Polícia paulista prende suspeito de ataque cibernético via Pix

Taxação dos bilionários: veja a invasão em prédio da Faria Lima
Prevê-se que as inscrições sejam abertas na segunda quinzena de julho.
O “Enem dos Concursos” disponibilizará 3.652 vagas em 36 órgãos federais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O modelo de agrupamento por blocos já foi adotado na 1ª edição do concurso, que teve, em 2024, 8 blocos.
Os temas organizam os cargos e órgãos do Poder Executivo federal por áreas de atuação parecidas, o que facilita o direcionamento dos candidatos de acordo com sua formação acadêmica, experiência e interesses profissionais.
As pessoas poderão selecionar o bloco que melhor se adequa ao seu perfil, participando apenas dos cargos e especialidades contemplados em uma única opção.
A medida aumenta as possibilidades de aprovação e a convergência entre o perfil dos aprovados e as políticas públicas a serem implementadas, reduzindo os índices de evasão, declarou o Ministério da Gestão.
No mesmo volume, o candidato pode se inscrever para diversos cargos e estabelecer a ordem de prioridade, caso seja aprovado.
Os 9 blocos temáticos do CNU 2 são:
Do total de 3.652 vagas oferecidas na 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, 3.144 são para cargos de nível superior e 508 para os de nível intermediário.
Do total de vagas, 2.480 serão de provimento imediato e 1.172 destinadas ao provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados.
A banca será a FGV.
Com apenas uma inscrição, é possível concorrer a vários cargos dentro do mesmo tema, indicando a ordem de preferência.
As avaliações serão realizadas em duas fases, em 228 municípios de todas as regiões do país, com no máximo 100 quilômetros de distância da residência do candidato.
As provas objetivas para todos os cargos foram agendadas para 5 de outubro. Somente os candidatos aprovados na primeira fase serão convocados para realizar a discursiva da segunda fase do CNU 2025, em 7 de dezembro.
Alguns cargos também incluirão avaliação de qualificações.
Os nomes dos aprovados serão divulgados em fevereiro de 2026.
O Ministério da Gestão desenvolveu um site que reúne todas as informações oficiais sobre o CNU 2025 e deve ser encarado como a principal referência para os candidatos.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.