CNI: Investimentos aumentaram para 7 em cada 10 empresas da indústria em 2024

Investimento em empresas apresentou percentual que se manteve abaixo do registrado em 2022.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

As empresas do setor voltaram a investir, mesmo com o aumento das taxas de juros, mas preferem utilizar principalmente seus próprios recursos, em vez de empréstimos bancários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este é o retrato resultante de um levantamento realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) com base nos investimentos registrados no ano anterior, considerando que sete de cada dez empresas do setor de transformação investiram.

Em seis anos, a proporção de empresas que investiram ficou abaixo do registrado em 2022, atingindo no máximo 65% nos anos de 2021 e 2023.

LEIA TAMBÉM!

O estudo analisou 1.500 empresas, incluindo 600 pequenas, 527 médias e 363 grandes. As respostas foram coletadas entre 7 e 17 de janeiro, e a conclusão do documento pela CNI ocorreu em 11 de agosto, sendo divulgado exclusivamente para o Broadcast.

Em 2023, 71% das empresas efetivaram parcelas ou a totalidade dos investimentos previamente programados. Uma parcela menor, representando 10%, postergou ou descontinuou os investimentos devido a fatores como instabilidades econômicas, redução nas vendas e elevação nos custos de matérias-primas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relação às empresas que investiram no ano passado, 79% adquiriram máquinas ou equipamentos novos. Mais de metade (57%) informou sobre a atualização e modernização de suas fábricas, e 37% alocou recursos à ampliação, compra ou construção de terrenos, instalações, fábricas e armazéns.

Com o aumento da demanda, não apenas no Brasil, mas também no exterior, as empresas retomaram os investimentos em expansão da capacidade produtiva nos últimos anos.

Segundo exibiu o Broadcast em maio, R$ 371 bilhões foram destinados em 2024 à expansão dos ativos focados na produção. Calculado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o valor representa 18,2% do total de investimentos produtivos no Brasil e foi o maior em dez anos.

Os analistas consideram, no entanto, que esses investimentos podem ser reduzidos devido às altas taxas de juros. Além disso, a CNI pretende revisar uma pesquisa sobre a intenção de investimentos neste ano para avaliar o grau de disposição da indústria em prosseguir com projetos após as tarifas impostas aos seus produtos nos Estados Unidos.

Em 2023, segundo dados do Broadcast, cerca de 74% dos investimentos foram financiados por recursos próprios das empresas ou de seus sócios. Esse percentual foi ligeiramente superior aos registrados em 2022 e 2023, que atingiram 71%.

Serasa aponta que 70,5% da renda dos brasileiros é destinada ao pagamento de contas.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile