Índice de Confiança do Empresário Industrial Apresenta Alta em Outubro
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) registrou um aumento de um ponto em outubro, alcançando 47,2 pontos. Com isso, os empresários do setor completam 10 meses de pessimismo, conforme levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira, 13.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa é realizada mensalmente e, para esta edição, foram consultadas 1.164 empresas, sendo 458 de pequeno porte, 444 de médio porte e 262 de grande porte, entre os dias 1º e 7 de outubro.
Perspectivas e Expectativas do Setor
De acordo com Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, ainda é prematuro afirmar que houve uma reversão na falta de confiança. Apesar do aumento, o índice permanece quase três pontos abaixo da linha de 50, que separa a confiança da falta de confiança.
LEIA TAMBÉM!
SP: Transformação silenciosa revoluciona urbanização com moradia e mobilidade na capital paulista
Eletrobras fecha venda total da Eletronuclear para J&F por R$ 535 milhões e assume garantias de empréstimos
Vendas no varejo do Brasil crescem 0,2% em agosto, confirma IBGE, alinhadas às previsões da Reuters
Azevedo destaca que o final do ano tende a ser mais favorável para a indústria, o que pode refletir nas expectativas. Ele acredita que o Icei pode melhorar, mas a falta de confiança persistente desde o início do ano pode não se reverter imediatamente.
Índices de Expectativas e Condições Atuais
Em outubro, o Índice de Expectativas cresceu 2,9 pontos, marcando a terceira alta consecutiva, e atingiu 49,1 pontos. O Índice de Condições Atuais também apresentou aumento, subindo 1,3 ponto, passando de 41,9 para 43,2 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A CNI ressalta que, apesar da melhora, as perspectivas dos empresários para os próximos seis meses continuam negativas, embora menos pessimistas em comparação a setembro.