Governo defende mudança de comportamento no trânsito com nova CNH! ⚠️ Motoristas sem infrações a partir de 9/1 em 2026 renovam documentos automaticamente! R$120 milhões economizados! Saiba mais
O ministro dos Transportes, da área de oposição, afirmou nesta sexta-feira (9 de janeiro de 2026), que a ampliação do limite de pontos de infração para que um condutor perca sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) foi uma política que estimulou o mau condutor no Brasil e colocou a vida de mais pessoas em risco no trânsito. “O bom condutor vai na contramão dessa política.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela disse que cometer mais infrações não é tão ruim para o Estado. Se você diz, você pode ser um infrator maior do que você era antes. Obviamente você está levando mais risco para as pessoas. Agora o governo diz: não cometa infração que você vai ser beneficiado”, afirmou em entrevista a jornalistas após a cerimônia que marcou o início do programa de renovação automática de CNH para bons condutores.
O limite de pontos da Carteira Nacional de Habilitação foi ampliado em 2021, durante o governo do ex-presidente (PL) após a entrada em vigor da Lei, sancionada em outubro de 2020. A regra substituiu o teto único de 20 pontos por um sistema progressivo, que varia de acordo com a gravidade das infrações cometidas pelo motorista ao longo de 12 meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes da mudança, qualquer condutor que acumulasse 20 pontos, independentemente do tipo de infração, estava sujeito à suspensão do direito de dirigir. Com a mudança, passou a valer um modelo escalonado, que permite maior margem para motoristas que não cometem infrações mais graves.
Pela regra atual, o limite é de 40 pontos para condutores que não tenham cometido infrações gravíssimas no período de um ano. Caso haja uma infração gravíssima, o teto cai para 30 pontos. Já motoristas que acumulam duas ou mais infrações gravíssimas continuam sujeitos ao limite anterior, de 20 pontos.
Começa a valer nesta sexta-feira (9 de janeiro de 2026) a renovação automática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses. Segundo o governo federal, 371 mil condutores estão aptos para a renovação no 1º mês de funcionamento do programa, atualmente.
Os condutores brasileiros economizarão R$ 120 milhões com os custos de renovação do documento. Estimativa que também será atualizada a cada dia, conforme novos condutores se tornam aptos à renovação automática. Para ter a CNH renovada automaticamente, o condutor precisa cumprir 3 requisitos: não ter multas nem infrações registradas nos últimos 12 meses; não ter pontos na CNH no mesmo período; estar cadastrado no RNPC.
O cadastro no RNPC não é automático. O motorista deve autorizar a participação pelo aplicativo CNH Brasil ou pelo site da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Após a adesão, o sistema passa a monitorar o histórico do condutor. Quando a validade da CNH expirar, a renovação será feita diretamente no sistema da Senatran, sem necessidade de exames presenciais, deslocamento ao Detran ou pagamento de taxas adicionais.
A atualização ficará disponível na versão digital do documento. Caso o condutor deseje a versão física da CNH, bastará ir ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e solicitar a via. Neste caso, será necessário o pagamento de taxa de serviços para emissão do documento.
A renovação automática integra um pacote de medidas adotadas pelo governo federal para reformar o sistema de habilitação. Em dezembro de 2025, o presidente (PT) assinou uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas e permitiu o uso de instrutores autônomos credenciados.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.