CNH + 65: Fim da confusão em 2026! Motoristas precisam de exame médico anual. Saiba como renovar sua CNH em 2026 e quais as novas regras. Clique e saiba mais!
A notícia de que motoristas com mais de 65 anos não poderiam mais renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 2026 gerou muita confusão. No entanto, a realidade é bem diferente. A legislação de trânsito brasileira não estabelece uma proibição automática de renovação por idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que existe é a exigência de comprovação periódica de aptidão física e mental.
Em 2026, o Detran continuará exigindo que motoristas com 65 anos ou mais realizem exames médicos regulares para garantir que eles estejam aptos a dirigir com segurança. A aprovação nesses exames é o principal fator determinante para a renovação da CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A validade da CNH para motoristas com mais de 65 anos será definida com base na faixa etária. Em 2026, as regras serão:
A contagem da validade passa a valer a partir da data da realização do exame médico.
Para renovar a CNH, motoristas com mais de 65 anos precisarão realizar os seguintes exames:
Se o médico identificar alguma condição que comprometa a direção segura, ele poderá reduzir o prazo de validade da CNH, impor restrições na habilitação ou reprovar o condutor.
Em 2026, o exame toxicológico continua sendo obrigatório apenas para motoristas com habilitação nas categorias C, D e E. Essa exigência se mantém independentemente da idade.
A renovação da CNH em 2026 depende de alguns fatores. A reprovação nos exames médicos, pendências administrativas no Detran e documentação irregular podem dificultar o processo. Além disso, dirigir com infrações gravíssimas pode gerar multa e pontos na carteira, o que pode prejudicar a renovação.
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.