CNA afirma que a taxação de Leilões de Crédito Agropecuário desmotiva investidores e afeta o crédito rural
A cobrança de 5% de IR para pessoas físicas gera “grande preocupação” para o setor.

A taxação das Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) desestimula investidores e pode diminuir ainda mais a participação desses títulos como lastro das operações no Plano Safra, de acordo com análise técnica realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na segunda-feira (9).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instituição aponta que, em razão das alterações implementadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) a partir de 2024, sua participação no financiamento do setor tem diminuído.
Em fevereiro do ano anterior, o tempo máximo de validade das LCAs – período pelo qual o investidor fica “preso” nesta aplicação – aumentou de 90 dias para nove meses. O prazo foi então modificado para seis meses.
Leia também:

CNU 2025: Descubra os cargos com os salários iniciais mais altos

Bloco BRICS analisa a possibilidade de estabelecer uma “moeda comum” entre seus membros

Agência Moody’s revisa para negativo o cenário de perspectiva de risco de países soberanos
O crescimento do estoque de Letras de Crédito Imobiliário no mercado desacelerou nesse momento, conforme a CNA. Essa redução não foi tão intensa devido à alta Taxa Selic, que continuava a atrair investidores, principalmente em razão da isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas.
As letras constituem a principal fonte de recursos para o financiamento do crédito rural.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2024/25, a participação das LCAs reduziu-se para 29% — em comparação com 43% na safra 2023/24.
A cobrança de 5% de IR para pessoas físicas é uma medida que gera grande preocupação para o setor.
A proposta divulgada pelo ministro Fernando Haddad pode exacerbar o quadro atual. Além da menor atratividade desses títulos em razão do prazo mínimo de carência exigido na disposição do CMN, a tributação prevista tende a desestimular os investidores, resultando em uma redução complementar no volume de recursos investidos em LCAs.
Essa retração afeta diretamente a disponibilidade de financiamento para o crédito rural, conclui a entidade.
A Agência Nacional de Notícias propõe algumas ações.
Sete em cada dez indivíduos acreditam que o uso de inteligência artificial é adequado para tomadas de decisões financeiras.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.