CMN Aprova Financiamento para Renovação da Frota de Caminhões
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma nova regulamentação que estabelece uma linha de financiamento de até R$ 6 bilhões para a aquisição de caminhões novos e seminovos. A decisão foi tomada em uma reunião extraordinária realizada na sexta-feira (19).
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Com essa regulamentação, os bancos poderão iniciar a oferta de crédito, conforme a Medida Provisória 1.328, publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (16).
Objetivo da Nova Linha de Financiamento
A linha de crédito foi criada pelo governo federal com o intuito de incentivar a renovação da frota de caminhões no Brasil, que apresenta uma idade média elevada, resultando em custos logísticos mais altos, riscos à segurança nas estradas e aumento das emissões de poluentes.
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O programa também visa responder à queda na produção e nas vendas de caminhões ao longo de 2025, conforme comunicado do Ministério da Fazenda.
Detalhes do Financiamento
O valor total disponível para essa linha de crédito é de até R$ 6 bilhões, que serão combinados com recursos próprios do BNDES. Segundo a Fazenda, a medida não terá impacto fiscal primário, pois os financiamentos são reembolsáveis, não contam com garantia da União e o risco de crédito é assumido pelas instituições financeiras envolvidas.
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Quem Pode Solicitar o Financiamento?
O programa é destinado a:
O valor máximo de financiamento por mutuário é de R$ 50 milhões.
Operação do Crédito
A linha de crédito será gerida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na modalidade indireta, ou seja, por meio de bancos e instituições financeiras credenciadas. Essas instituições serão responsáveis pela análise de crédito e pela concessão dos financiamentos.
Condições do Financiamento
De acordo com a regulamentação aprovada, as condições do financiamento incluem:
A resolução já está em vigor desde a última sexta-feira.
Incentivos para Caminhões Menos Poluentes
Sim, há incentivos. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou que o programa oferece condições de juros mais vantajosas para caminhões movidos a eletricidade ou biometano, que geralmente têm custos superiores aos modelos a diesel.
Objetivos do Governo
Conforme o Ministério da Fazenda, a iniciativa busca:
Além disso, o programa é uma resposta a um momento de desaceleração econômica. A expectativa é que os financiamentos comecem a ser disponibilizados pelas instituições credenciadas nos próximos meses.
- Transportadoras e frotistas;
- Motoristas autônomos;
- Empresas que desejam adquirir caminhões novos ou seminovos.
- Prazos de reembolso de até 60 meses;
- Carência de até seis meses para o pagamento da primeira parcela;
- Proibição da capitalização de juros durante o período de carência;
- Pedidos de financiamento poderão ser feitos até 30 de junho de 2026.
- Reduzir a idade média da frota de caminhões;
- Aumentar a eficiência logística;
- Diminuir os custos operacionais do transporte;
- Melhorar a segurança viária;
- Mitigar os impactos ambientais relacionados às emissões de poluentes.
