Poissy pretende receber o novo estádio do clube francês, em uma área da Stellantis, com um investimento superior a 1 bilhão de euros.
O PSG prossegue em seus planos de deixar o Parc des Princes. A cidade de Poissy confirmou oficialmente que está preparada para receber o novo estádio do clube. As autoridades locais, com apoio do departamento de Yvelines, já apresentaram uma proposta detalhada.
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As discussões sobre a saída do PSG de seu estádio histórico têm se prolongado por meses. O impasse se deve à recusa da prefeitura de Paris em vender o Parc des Princes. A prefeita Anne Hidalgo reafirmou recentemente que, embora aceite reformas, a venda não está em discussão. Para os donos catarianos do PSG, isso sinaliza a necessidade de buscar um estádio maior e mais moderno para impulsionar o crescimento do clube.
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Poissy, localizada a aproximadamente 30 km do centro de Paris, não apenas se juntou à disputa, mas já definiu um projeto concreto. Uma arena com capacidade para cerca de 90 mil espectadores poderia ser construída em uma área da montadora Stellantis, com um custo estimado superior a 1 bilhão de euros.
Pierre Bedier, presidente do conselho de Yvelines, ressaltou que um PSG ambicioso necessita de um estádio à altura. Apesar de reconhecer que deixar o Parc des Princes seria “uma decisão difícil”, ele defende que a mudança é essencial para que o clube se iguale a gigantes como Real Madrid e Barcelona.
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Poissy já abriga o centro de treinamento do PSG, e a construção do estádio em terrenos da Stellantis beneficiaria todas as partes envolvidas. Bedier ressaltou que a montadora poderia vender uma área e reinvestir os recursos em suas operações locais. Paralelamente, o clube obteria um estádio moderno, e a cidade impulsionaria o turismo, a economia e o emprego.
Analistas destacam a distância de Poissy em relação a Paris, contudo, os órgãos competentes locais defendem que o tempo de viagem seria similar ao percurso atual até o Parc des Princes — notadamente para torcedores provenientes do leste parisiense ou da região de Saint-Germain. A cidade possui acesso pelas linhas A e E do RER, e a construção do bonde T13 otimizará a ligação com outras áreas da Île-de-France.
Ademais de Poissy, outras duas localidades permanecem em disputa: Ris-Orangis e Massy, ambas no departamento de Essonne. Segundo o Le Parisien, Massy está estudando a possibilidade de construir o estádio na ZAC des Tuileries. Françoise Durovray, presidente do conselho de Essonne, apoia as duas propostas e as promove ativamente.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.