Clube de futebol Fiorentina recebe 55 milhões de euros para obras no Estádio Franchi
Ministério aloca recursos para prosseguir com a reforma do estádio, que visa se tornar um dos palcos do torneio europeu em 2032.

O governo italiano destocou 55 milhões de euros para a manutenção das obras de renovação do Estádio Franchi, palco da Fiorentina. O decreto ministerial foi assinado no início de julho de 2025 pelo ministro do Interior Matteo Piantedosi, em conjunto com os ministros das Finanças e de Assuntos Europeus. Os valores decorrem dos PUI (Planos Urbanos Integrados) e eram parte dos aproximadamente 200 milhões de euros inicialmente previstos para o estádio, porém cancelados do orçamento em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O decreto aloca recursos para 11 projetos municipais em Florença, Itália. Considerando que os empreendimentos já possuem financiamento assegurado pelo Palazzo Vecchio, sede da prefeitura, o valor economizado será direcionado para as obras do estádio, conforme divulgado no site StadiumDB.
A decisão do governo italiano marca uma retomada parcial do financiamento que havia sido suspenso há dois anos. A Fiorentina e a cidade de Florença são as principais beneficiadas pela liberação dos recursos.
Leia também:

Estados Unidos não farão mais comentários sobre eleições de outros países, afirma Rubio

Manchester City confirma a contratação de jovem meia norueguês de 18 anos: “Talento promissor”

A Rússia afirma que o envio de armas para a Ucrânia é um indicativo de que o país está sendo incentivado a abandonar as negociações
O montante disponibilizado representa apenas metade do valor requerido para concluir a renovação. Serão necessários cerca de 55 milhões de euros adicionais para finalizar as obras no estádio.
A diretoria da Fiorentina recebeu com satisfação a notícia, contudo, espera por esclarecimentos do Palazzo Vecchio sobre o novo calendário de trabalho e quais atividades permanecem sem financiamento, mesmo com o orçamento disponível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 22 de julho de 2025, será realizado um encontro no Palazzo Vecchio com membros da Uefa, da FIGC (Federação Italiana de Futebol) e da Fiorentina para tratar da candidatura de Florença como sede da Eurocopa de 2032.
Em seguida, ocorrerá mais uma reunião na prefeitura para dar suporte aos arranjos do campeonato continental, antecedendo a decisão da Uefa em outubro de 2026. Naquela oportunidade, serão escolhidos 5 estádios italianos para sediar jogos do torneio co-organizado por Itália e Turquia.
“Precisamos acelerar”, declarou o ministro dos Esportes Andrea Abodi, que anunciou a próxima nomeação de um comissário de estádio. Segundo ele, “os canteiros de obras devem ser abertos até abril ou maio de 2027”.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.