Clube alemão cancela a contratação de atleta israelense devido a manifestações de torcedores

O jogador Shon Weissman, com 29 anos, compartilhou em redes sociais várias mensagens direcionadas à população de Gaza.

05/08/2025 13:16

2 min de leitura

Clube alemão cancela a contratação de atleta israelense devido a manifestações de torcedores
(Imagem de reprodução da internet).

O Fortuna Düsseldorf, clube da segunda divisão alemã, cancelou a contratação do atacante israelense Shon Weissman após manifestações de seus torcedores nas redes sociais em razão da guerra em Gaza, informou o jornal Bild nesta terça-feira, 5.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diversos torcedores expressaram indignação com a notícia de que Weissman, jogador que atua no Granada, da Espanha, estava à beira de contratar com o clube de Düsseldorf.

Na terça-feira, a Fortuna divulgou no X: “Analisamos Shon Weissman minuciosamente, porém, acabamos decidindo não contratá-lo”.

Leia também:

O clube, contudo, não esclareceu os motivos da decisão.

O Bild informou que se tratou da reação do clube à insatisfação dos torcedores com a vinda de Weissman, que já se encontrava na Alemanha e havia passado por avaliações médicas para formalizar a assinatura do contrato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O jogador de 29 anos, com 33 partidas pela seleção de Israel, compartilhou diversas mensagens em suas redes sociais após o ataque do Hamas em território israelense em 7 de outubro de 2023, que resultou na morte de 1.219 indivíduos. Essa ação provocou a ofensiva israelense em Gaza, que até o momento ceifou mais de 60 mil vidas, conforme informações oficiais.

O Bild relatou que Weissman publicou nas redes sociais um apelo para Israel “apagasse Gaza do mapa” e que “lançasse 200 toneladas de bombas” sobre o território palestino.

Não há inocentes [em Gaza], eles não precisam ser alertados.

Weissman apagou depois as publicações, afirmando ter sido um erro ocorrido em um momento de grande tensão.

Os torcedores do clube alemão lançaram na segunda-feira uma petição contra sua contratação devido aos comentários “desrespeitosos e discriminatórios” do jogador “são contrários aos princípios que o Fortuna Düsseldorf representa e tenta promover”.

O Bild também reportou que o clube e o jogador haviam planejado publicar um comunicado de desculpas por tais comentários.

Weissman já havia sido alvo de manifestações dos torcedores do Granada quando firmou contrato com o clube espanhol, em janeiro de 2023.

Seu caso não é o único em que um jogador de futebol teve sua carreira impactada pela guerra em Gaza.

Em 2023, o Mainz, da primeira divisão da Alemanha, dispensou o holandês de origem marroquina Anwar El Ghazi devido a publicações nas redes sociais sobre o conflito.

O zagueiro do Bayern de Munique, Noussair Mazraoui, atualmente no Manchester United, precisou se desculpar após ter pedido nas redes sociais a “vitória” dos “nossos irmãos da Palestina”.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)