Climate Implementation Summit em São Paulo
No dia 8 de novembro, a primeira edição do Climate Implementation Summit será realizada no Hotel Renaissance, em São Paulo. O evento tem como objetivo gerar agitação e preparar os participantes para o início da COP 30, reunindo mais de 500 CEOs e líderes de diversos setores e regiões do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a expectativa de cerca de mil participantes, o evento contará com a presença de investidores, filantropias, representantes de governos e organizações multilaterais. Segundo Maria Netto, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS), um dos organizadores, o summit foi criado como uma plataforma para apresentar soluções concretas e promover o esforço coletivo defendido pela presidência da COP30.
Além do iCS, a iniciativa conta com a colaboração da Climate Action e da Converge Capital, sendo apoiada por entidades como CEBRI, NEP-FI, Santander, Instituto Arapyaú e Bank of America.
LEIA TAMBÉM!
Estrutura do Evento
A programação do evento está baseada em seis pilares definidos na 4ª Carta da Presidência da COP30, que incluem:
- Transição nos setores de energia, indústria e transporte;
- Proteção de florestas, oceanos e biodiversidade;
- Transformação da agricultura e dos sistemas alimentares;
- Resiliência de cidades, água e infraestrutura;
- Fortalecimento do desenvolvimento humano e social;
- Mobilização de alavancas e aceleradores, como financiamento, tecnologia e capacitação.
Cada um desses pilares será discutido em blocos temáticos, com a participação de líderes renomados, painéis com CEOs, especialistas e autoridades, além de apresentações curtas de soluções inovadoras de diferentes regiões e setores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma mensagem central dos organizadores é a necessidade de continuar avançando, destacando que já existem soluções em andamento e uma significativa migração de capital para oportunidades relacionadas ao clima e à natureza. Sean Kidney, CEO da Climate Bonds Initiative, ressalta que “as finanças climáticas estão se movendo – o mercado de dívidas sustentáveis já soma US$ 6 trilhões”. O evento irá abordar as promessas desse campo e as oportunidades de investimento disponíveis.