Cobranças Automáticas Interbancárias: Bancos Devem Notificar Clientes
A partir de 23 de outubro de 2025, instituições financeiras que aderiram à autorregulação da Febraban terão a obrigação de informar seus clientes com antecedência sobre débitos automáticos interbancários. Esses débitos ocorrem quando um fornecedor de serviço é operado por um banco diferente da conta do cliente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bancos tradicionais como Itaú, Bradesco e Santander estão entre as instituições que se comprometeram com essa nova regra. A medida visa solucionar problemas enfrentados por muitos correntistas, que frequentemente contestam descontos em suas contas, alegando não ter autorizado as cobranças automáticas.
O sistema de alerta deverá ser enviado até cinco dias antes do início da cobrança, utilizando canais oficiais de comunicação, como aplicativos bancários ou SMS. A comunicação deve incluir detalhes como a identificação do banco cobrador e o valor a ser debitado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, os bancos deverão fornecer informações de contato da central de atendimento ou dos procedimentos para que os clientes possam esclarecer dúvidas sobre os débitos. Essa ação busca evitar reclamações e processos judiciais decorrentes de cobranças não autorizadas.
