Governador do Rio de Janeiro Lamenta Prisão de Jair Bolsonaro
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), expressou sua tristeza nesta segunda-feira (24) em relação à prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele sugeriu que o papel das instituições democráticas poderia ser reavaliado. “Lamento muito pela nossa jovem democracia. É mais uma vez um ex-presidente da República preso, mas lamento que não seja por corrupção ou desonestidade”, declarou Castro durante uma coletiva de imprensa no início da tarde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A prisão de Bolsonaro é uma medida preventiva e ainda não houve a execução da pena à qual ele foi condenado. Para Castro, que é aliado político do ex-presidente, essa situação reflete um “Executivo fraco, que transfere suas responsabilidades para o Judiciário, especialmente com a instrumentalização das forças de segurança”.
O governador também se mostrou surpreso com o “número de autoridades mandando abrir inquéritos” e considerou a prisão do ex-chefe do Planalto um “momento triste para o Brasil”. Ele ressaltou que é lamentável que a nação não consiga realizar a transição de poder de forma tranquila e que a situação de quase todos os ex-presidentes enfrentando problemas na Justiça pode indicar a necessidade de um ajuste na democracia e nas instituições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
