Ciro sinaliza apoio ao governo Lula na superfederação
Ciro afirma que apenas 5% desejam manter apoio ao governo; líder do PP busca romper com o Planalto.

Em coletiva na terça-feira (19), o presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, fez um dos sinais mais evidentes até agora de rompimento com o governo Lula. “Nós iremos desembarcar desse governo o mais rápido possível, pode ter certeza que não vai demorar. Só 5% querem ficar”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele criticou diretamente a presença de ministros indicados pelo partido: “Se dependesse de mim, o Fufuca não teria nem entrado”. André Fufuca foi nomeado ministro do Esporte por Lula em 13 de setembro de 2023, como parte da reforma ministerial que buscava ampliar o apoio do Centrão ao governo.
O novo parlamentar assumiu a vaga de Ana Moser no ministério e, a partir daí, passou a fazer parte do primeiro escalão do governo petista – movimento que atualmente encontra resistência no próprio partido.
Leia também:

O deputado Omar Aziz afirma que ninguém escapará das investigações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS

Câmara vota urgência para responsabilizar parlamentares que atrapalhem votações

Plenário vota em caráter de urgência para proposta que assegura direitos de menores no espaço online
A declaração revela o incômodo do PL em relação à sua atuação na Esplanada dos Ministérios. Atualmente, os dois partidos que formalizaram a união – União Brasil e Progressistas – detêm o controle de quatro ministérios e a presidência da Caixa Econômica Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A saída de Ciro indica uma reorganização estratégica da direita institucional, especialmente com a convenção conjunta que formalizou a criação da União Progressista.
A aliança surge como a maior força partidária do país, com a maior representação na Câmara, o maior número de prefeitos e acesso às maiores parcelas de recursos públicos para campanhas e despesas partidárias.
Antes do evento, lideranças das duas entidades aprovaram, em reuniões distintas, o estatuto da federação – documento que irá orientar sua atuação política e administrativa.
A superordem deve ter papel central nas articulações para 2026, com nomes como Tarcísio de Freitas ganhando força nas discussões sobre uma candidatura de centro-direita.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)