Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Cinemateca apresenta documentário do BdF em colaboração com a Fundação Rosa Luxemburgo, abordando o tema da tarifa zero

Cinemateca apresenta documentário do BdF em colaboração com a Fundação Rosa Luxemburgo, abordando o tema da tarifa zero

O filme discute a desigualdade urbana e a mobilidade como um direito na cidade de São Paulo.

Por: Ricardo Tavares

17/07/2025 21:44

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Cinemateca Brasileira, em São Paulo (SP), promoveu nesta quinta-feira (17) uma sessão especial do documentário Tarifa Zero: Cidade em Disputa, produzido pelo Brasil de Fato em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. A exibição, com a sala completa, foi seguida por um debate com personalidades relevantes sobre o tema da mobilidade urbana no Brasil. A entrada foi gratuita, com a distribuição de ingressos ocorrendo uma hora antes do evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O filme, que já conquistou o Prêmio de Impacto Social em Curta-Metragem na 3ª edição do Short Way International Short Film Festival, mostra a rotina de pessoas que lidam com longas jornadas, passagens dispendiosas e condições desfavoráveis para chegar à cidade. A produção destaca a tarifa zero como uma proposta política com capacidade de gerar mudanças em um sistema que perpetua desigualdades sociais, raciais e ambientais.

A eliminação da tarifa e seu papel transformador.

O ex-secretário de Transportes de São Paulo, Lúcio Gregori, que participou do debate, recuperou a história da concepção da tarifa zero e criticou a lógica de considerar o passageiro como custo, remetendo à época do Brasil Colônia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele argumenta que altera profundamente a forma como as pessoas têm acesso à cidade, e também para aqueles que não utilizam o transporte coletivo, devido à falta de recursos financeiros para pagar a passagem.

Gregori recordou que aproximadamente 50% das mulheres da cidade param de realizar deslocamentos necessários devido à falta de condições financeiras para custear o transporte, e propôs a criação de uma contribuição pelo uso do sistema viário como alternativa para cobrir o valor da tarifa zero.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

INSS Prorroga Prazo para Beneficiários Contestarem Descontos Indevidos em 2026

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Beryl Gardinant em Ação: Nova Temporada de Anime Lança-se em Julho de 2026!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Salário Mínimo 2026: Aumento de R$1.621 e Milhões em Abono Salarial!

Daniel Santini, da Fundação Rosa Luxemburgo, classificou o filme como “absurdamente humano” e destacou os avanços alcançados pela geração de Lúcio Gregori na organização do transporte público como política pública.

Santini ressaltou que o debate sobre a tarifa zero ganhou força nos últimos anos, notadamente em 2025, ano que tem apresentado um crescimento expressivo na adoção da política em diversas cidades. “Não se discute mais a possibilidade de existir tarifa zero”, declarou, apontando que o Brasil é atualmente o país com o maior número de cidades que adotam a medida globalmente.

Gisele Brito, do Instituto Peregum, ressaltou que o sistema de transporte não é desorganizado por acaso. “A cidade, da forma como está organizada, assegura uma ordem em que a bala perdida atinge o corpo correto, em que a merenda falta na escola certa, em que a insulina acaba no hospital adequado, em que o buraco permanece aberto na rua certa”, declarou.

Para ela, a tarifa zero contribui para diminuir essas desigualdades, porém não as elimina: “Este é o desafio que se apresenta atualmente”.

A vereadora paulistana Renata Falzoni reiterou que a prioridade nas políticas públicas permanece focada no transporte individual, em oposição a soluções coletivas. “O modelo de produção da nossa cidade é expulsa a classe trabalhadora para a periferia”, destacou.

Ela propôs uma transformação estrutural na política urbana: “A fórmula deveria ser mobilidade ativa, juntamente com o transporte coletivo intermodal, tudo operando em sistema”.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
desigualdade urbanamobilidade urbanaSão Paulotransporte público
Foto do Ricardo Tavares

Autor(a):

Ricardo Tavares

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Imagem do post

Internacional

Gustavo Petro Rejeita Autoridade de Maduro sobre Forças Armadas da Colômbia em Tensão Regional

18/12/2025 22:53 | 2 min de leitura

● Vôlei Renata avança às semifinais do Mundial de Clubes; Praia Clube é eliminado!

18/12/2025 22:55 | 1 min de leitura

● Ferrari interrompe desenvolvimento do carro de 2025, afirma Leclerc: "Decisão óbvia"

18/12/2025 23:17 | 1 min de leitura

● Carolina Chamberlain celebra o nascimento de sua primeira filha, Estella, em momento emocionante!

18/12/2025 23:29 | 1 min de leitura

● EUA Realizam Ataques Aéreos no Pacífico Oriental e Eliminam Narcoterroristas

18/12/2025 23:47 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!