Cientistas descobrem a menor cobra do mundo em ilha do Caribe
Espécie desaparecida há 20 anos foi encontrada por expedição em Barbados.

A menor cobra do mundo, Tetracheilostoma carlae, também chamada de cobra-fio-de-Barbados, esteve quase extinta por cerca de duas décadas. Recentemente, a espécie foi redescoberta durante uma expedição ecológica conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente de Barbados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O evento foi comemorado pela comunidade científica local, em face do devastador processo de desmatamento da ilha caribenha, que nas últimas décadas apresentou 98% da sua floresta original removida para possibilitar a agricultura.
Adicionalmente, o encontro auxiliará em estratégias de conservação desta pequena espécie, cujo tamanho não excede 10 centímetros, auxiliando na compreensão de questões como preferência de habitat ou demografia.
Leia também:

Havaí emprega mosquitos geneticamente alterados para proteger aves ameaçadas de extinção

Próximo de 70 metros, asteroide se aproximará da Terra na próxima semana

Ecossistemas de manguezais impedem perdas de 53 bilhões de dólares em enchentes, aponta pesquisa
A pesquisa inicial possibilitou aos cientistas identificar, por exemplo, que a espécie reside normalmente em pequenos ninhos de cupins e, como mecanismo de defesa, libera secreções que evitam ataques de predadores.
O espécime coletado pelos cientistas foi enviado à Universidade das Índias Ocidentais, onde sofreu uma série de exames e análises microscópicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos anos, diversas espécies da ilha foram extintas em razão da destruição do habitat e da introdução de espécies invasoras, como, por exemplo, o lagarto e a cobra-corredora de Barbados. “A redescoberta da cobra-fio também é um alerta para todos nós, barbadianos, de que as florestas de Barbados são muito especiais e precisam ser protegidas”, exalta o oficial do programa caribenho de pesquisa animal Re:wild, Justin Springer, em entrevista ao site da instituição. “Não apenas pela cobra-fio, mas por outras espécies também. Pelas plantas, pelos animais e pelo nosso patrimônio”.
Pesquisadores identificam comunidade de animais em profundidades oceânicas.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.