Cidades históricas de Minas Gerais homenageiam o Corpus Christi com a criação de tapetes de serragem
Milhares de pessoas compareceram às festividades em Ouro Preto.
A Igreja Católica comemora nesta quinta-feira (19) o dia de Corpus Christi, data que recorda a última refeição de Jesus com seus apóstolos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em Minas Gerais, as cidades históricas comemoram a data com os tradicionais tapetes de serragem. Em Sabará, na região Metropolitana de Belo Horizonte, os fiéis celebram com missas e procissões, onde os fiéis percorrem ruas decoradas com tapetes feitos de serragem colorida, flores e outros materiais naturais.
As ilustrações representam elementos religiosos e são vistas como expressões de fé e arte. Os tapetes de serragem são reconhecidos como patrimônio cultural imaterial da cidade. A cerimônia realizada na quinta-feira (19) teve local nas igrejas de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora da Conceição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, as celebrações incluem missas, procissões e eventos musicais. Os tapetes tradicionais são montados ao longo da madrugada por fiéis, moradores e até mesmo turistas que estão na cidade.
Em 2024, os tapetes alcançaram mais de três quilômetros nas vias. Os tapetes foram instalados sobretudo no Centro Histórico, entre igrejas e casarões coloniais.
Leia também:
Tremores de Terra em Itapicuru e Confins: Sismos de Baixa Magnitude São Registrados
Passageiro morre após pouso alternado de voo da GOL em Confins, Minas Gerais, neste sábado
Operação Saracura: MPMG desarticula associação criminosa do Comando Vermelho em Minas Gerais
Aproximadamente 20 mil pessoas compareceram às celebrações religiosas na cidade.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












