Cidadão brasileiro sumido na Rússia: confira contrato de alistamento militar

A CNN obteve em primeira mão o documento supostamente assinado por Anderson de Oliveira Ferreira para ingressar no Exército russo; a família continua pr…

04/08/2025 20:50

2 min de leitura

Cidadão brasileiro sumido na Rússia: confira contrato de alistamento militar
(Imagem de reprodução da internet).

A CNN obteve o contrato alegadamente assinado pelo brasileiro Anderson de Oliveira Ferreira para seu ingresso no serviço militar russo. O jovem, que viajou para a Rússia em fevereiro deste ano, está desaparecido há mais de 30 dias, e sua família procura informações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento foi encaminhado por um militar da família de Anderson, sendo possível notar anotações como “cumprir o serviço militar”. Com a tradução livre confirmada por um especialista em russo, o contrato revela que o brasileiro assinou um termo de alistamento militar.

O contrato estabelece a existência de um seguro obrigatório para a família em caso de compensação decorrente de danos causados pela Rússia, contudo, Anderson se encontra desaparecido e seu paradeiro ainda é desconhecido.

Leia também:

Não há consenso e o brasileiro foi vítima de uma oferta de emprego fraudulenta para vigilância ou embarcou secretamente da família para o alistamento voluntário no Exército russo. O último contato de Anderson com a família ocorreu na última data de 29 de junho.

O professor Vicente Ferraro, pesquisador da Universidade de São Paulo e especialista em temas da Rússia, aponta que é normal a Rússia recrutar soldados, e esse aliciamento ocorre em vários países, principalmente no Sul Global, países em situação de alta vulnerabilidade social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de procurar indivíduos alinhados com as concepções militares, os recrutadores disponibilizam uma remuneração que, para esses países, é considerada elevada.

Geralmente são oferecidos salários de pelo menos US$ 2.000,00. Em alguns casos também há relatos de que são oferecidos um bônus para a adesão, ali no momento do aliciamento e há relatos de promessa de cidadania, esses casos eles são mais focados aos estrangeiros que hoje estão na Rússia, lembrando que a Rússia é um dos países com a maior quantidade de imigrantes do mundo.

Recrutamento internacional.

No ano passado, durante a visita do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, a questão de cidadãos indianos recrutados pelo Exército russo foi levantada. O líder indiano declarou que os soldados foram induzidos em erro durante o alistamento. O Kremlin assegurou a dispensa de indianos combatendo por Moscou na Ucrânia.

A mãe está abalada e diz que “só quer ajuda para recuperar o corpo”.

A CNN tenta, desde a primeira publicação, contatar o governo brasileiro através do Itamaraty, porém não obteve resposta. O espaço permanece aberto.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)