Ciclone se forma e áreas são colocadas em alerta para ventos de até 90km/h
A partir desta terça-feira (19), a Região Sul do Brasil enfrentará instabilidades com previsão de chuvas fortes e granizo.
A formação de um ciclone extratropical entre o nordeste da Argentina e o Uruguai deverá provocar instabilidades na Região Sul do Brasil nesta terça-feira (19). Há previsão de chuvas intensas e ocorrência de granizo, além de ventos fortes que podem atingir 90km/h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Rio Grande do Sul, as chuvas intensas iniciam-se ainda pela manhã e permanecem durante todo o dia, conforme dados do Climatempo.
Os ventos intensificam ao longo do dia, apresentando rajadas de até 70 km/h no interior gaúcho e de até 90 km/h no leste e litoral gaúcho. O risco de temporais com volumes elevados e acompanhados por granizo se destaca nas regiões noroeste, Missões, Região Central, Fronteira Oeste, Campanha e Sul gaúcho, especialmente nas primeiras horas do dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas áreas de vale, na região Norte e na costa doce, há risco de chuva intensa acompanhada de tempestades e raios. Porto Alegre terá chuva moderada durante a madrugada e no início da manhã. Em Santa Catarina, as áreas de instabilidade se concentrarão sobre o oeste extremo.
A circulação de umidade, no Sudeste, proveniente do oceano, mantém a possibilidade de chuva fraca a moderada na região litorânea do sul de São Paulo. Nas demais áreas do estado paulista, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em Espírito Santo, o tempo segue estável.
Leia também:
Benedito Mariano critica criação do Consórcio da Paz e defende Ministério da Segurança Pública
Operação Magna Fraus 2 da PF resulta em 21 prisões e apreensões milionárias em ataque à C&M Software
STF Demonstra Solidariedade às Famílias em Trágica Operação no Rio de Janeiro
Na região Centro-Oeste, o ciclone extratropical e a frente fria geram instabilidades e ocasionam ventos fortes em Mato Grosso do Sul.
A região Nordeste apresenta risco de chuvas intensas no litoral de Sergipe e Pernambuco. A circulação de ventos oceânicos, com a consequente umidade, prossegue na distribuição de nuvens carregadas sobre a faixa leste da costa.
Já na Região Norte, a circulação de ventos em níveis mais elevados da atmosfera deve limitar a chuva apenas em algumas áreas isoladas entre o Amazonas, Acre e Rondônia, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva durante a tarde.
Sob a supervisão de Thiago Félix.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












