Ciclone se forma e áreas são colocadas em alerta para ventos de até 90km/h
A partir desta terça-feira (19), a Região Sul do Brasil enfrentará instabilidades com previsão de chuvas fortes e granizo.
A formação de um ciclone extratropical entre o nordeste da Argentina e o Uruguai deverá provocar instabilidades na Região Sul do Brasil nesta terça-feira (19). Há previsão de chuvas intensas e ocorrência de granizo, além de ventos fortes que podem atingir 90km/h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Rio Grande do Sul, as chuvas intensas iniciam-se ainda pela manhã e permanecem durante todo o dia, conforme dados do Climatempo.
Os ventos intensificam ao longo do dia, apresentando rajadas de até 70 km/h no interior gaúcho e de até 90 km/h no leste e litoral gaúcho. O risco de temporais com volumes elevados e acompanhados por granizo se destaca nas regiões noroeste, Missões, Região Central, Fronteira Oeste, Campanha e Sul gaúcho, especialmente nas primeiras horas do dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas áreas de vale, na região Norte e na costa doce, há risco de chuva intensa acompanhada de tempestades e raios. Porto Alegre terá chuva moderada durante a madrugada e no início da manhã. Em Santa Catarina, as áreas de instabilidade se concentrarão sobre o oeste extremo.
A circulação de umidade, no Sudeste, proveniente do oceano, mantém a possibilidade de chuva fraca a moderada na região litorânea do sul de São Paulo. Nas demais áreas do estado paulista, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em Espírito Santo, o tempo segue estável.
Leia também:
Professor Ignacio Cano critica operação policial no Rio de Janeiro e aponta tragédia de 121 mortes
Alexandre Moraes assume relatoria temporária em ADPF sobre direitos humanos no Rio
99 Inicia Investigação Interna Após Tentativas de Roubo de Dados Sensíveis
Na região Centro-Oeste, o ciclone extratropical e a frente fria geram instabilidades e ocasionam ventos fortes em Mato Grosso do Sul.
A região Nordeste apresenta risco de chuvas intensas no litoral de Sergipe e Pernambuco. A circulação de ventos oceânicos, com a consequente umidade, prossegue na distribuição de nuvens carregadas sobre a faixa leste da costa.
Já na Região Norte, a circulação de ventos em níveis mais elevados da atmosfera deve limitar a chuva apenas em algumas áreas isoladas entre o Amazonas, Acre e Rondônia, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva durante a tarde.
Sob a supervisão de Thiago Félix.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












