Ciclone Extratropical se forma no Sul do Brasil, com potencial para ventos de até 100 km/h e chuvas intensas. Atenção redobrada para tempestades severas!
Um sistema de baixa pressão começa a se desenvolver neste domingo (7) próximo ao litoral do Rio Grande do Sul, com potencial para originar um ciclone extratropical nos próximos dias. De acordo com a agência Nottus, o fenômeno já gera áreas de instabilidade entre o Paraguai e o Brasil, e deve ganhar força ao se deslocar em direção ao oceano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme a previsão, o ciclone deve se intensificar entre segunda-feira (8) e quarta-feira (10), ao passar por uma região com atmosfera bastante quente no território gaúcho. Em algumas áreas do estado, a previsão é de que o acumulado de chuva ultrapasse 100 mm durante esse período.
O avanço do sistema também poderá causar rajadas de vento em todos os estados do Sul, além de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e nas regiões sul e leste de Minas Gerais. As rajadas mais fortes são esperadas entre quarta (10) e quinta-feira (11), quando o ciclone deve atingir seu pico próximo à costa gaúcha, com ventos que podem alcançar até 100 km/h, segundo Alexandre Nascimento, meteorologista da Nottus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Nottus alerta para o risco de condições climáticas severas. Embora seja difícil prever a formação de novos tornados neste momento, o cenário atmosférico é propício para tempestades intensas. Contudo, o fenômeno não deve apresentar o mesmo volume de chuva do evento extremo que ocorreu no Rio Grande do Sul em 2024.
De acordo com a análise, o sistema atual é mais rápido e tende a resultar em menores acumulados de chuva, embora exija atenção devido aos ventos fortes e à possibilidade de tempestades severas. Alexandre Nascimento destacou que, diferentemente do evento de 2024, este fenômeno é mais ágil e não deverá provocar tanta precipitação.
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.