Ciclone e massa de ar frio provocam novas chuvas no Rio Grande do Sul
Chuva intensa representa risco na região oeste do Rio Grande do Sul.

A formação de um ciclone próximo à costa e uma nova frente fria retorna a instabilidade ao Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira (8). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um alerta de perigo para acumulados de chuva de até 100 milímetros por dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O aviso é válido até as 10h de terça-feira (9), e se aplica principalmente à região oeste do Rio Grande do Sul. Existe a possibilidade de inundações, desmoronamentos de encostas e elevação dos níveis dos rios.
A Climatempo adverte para risco de chuva moderada a forte no sul do Rio Grande do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, centro, litoral e serra. Na costa, a previsão aponta para mar agitado.
Leia também:

Policial detalhista e estratégico: polícia descreve suspeito de depositar corpo em bagagem

Encontrada perna em praia, parte de corpo em mala, informa delegado

Homem encontrado morto com corpo amarrado em mala em rodoviária no Rio Grande do Sul: suspeito teve inspiração em crime de 1928
Na região oeste, sul e litorânea de Santa Catarina, há atenção para pancadas de chuva intensas. No norte catarinense e na região do Vale do Itajaí, a previsão é de chuvas moderadas.
Os ventos se intensificam em grande parte da região, com rajadas que se estendem do sul do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul. A velocidade pode atingir até 70 km/h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A chuva retorna no fim do dia sobre Foz do Iguaçu e cidades do sudoeste do Paraná. O norte paranaense inicia a semana com tempo estável e baixa umidade.
Em situações de temporais, consulte as recomendações do Inmet.
- Não se exponha ao clima adverso.
- Verifica-se mudança nas inclinações.
- Desligue, se for viável, os equipamentos elétricos e o quadro de distribuição de energia.
- Em caso de inundação ou situação similar, proteja seus bens da água envolvendo-os em sacos plásticos.
- Solicite mais informações ao Departamento de Proteção e Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.