Chuvas intensas na Baixada Santista afetam abastecimento de água; Sabesp mobiliza caminhões-pipa e pede colaboração da população para evitar desperdícios.
Após as fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista na madrugada deste domingo (4), os serviços de captação e tratamento de água nas ETAs (Estações de Tratamento de Água) foram comprometidos. A Sabesp informou que o volume de chuva acumulado foi de aproximadamente 200 milímetros entre meia-noite e 7h da manhã desta segunda-feira (5).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A companhia destacou que todas as ações necessárias para retomar a produção de água tratada foram finalizadas na tarde de domingo. Os sistemas estão em fase de recuperação, e a normalização do abastecimento deve ocorrer gradativamente até a manhã desta segunda-feira, dependendo das condições operacionais e dos protocolos de segurança.
As cidades de Guarujá, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e a área continental de São Vicente foram as mais afetadas pelas chuvas. Isso demandou ajustes operacionais imediatos, especialmente nas estruturas de captação de água dos rios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para minimizar os impactos no abastecimento, a Sabesp intensificou a distribuição de água na região com o uso de caminhões-pipa, visando uma recuperação gradual e controlada dos serviços. Equipes técnicas estão mobilizadas 24 horas por dia, realizando monitoramento contínuo das unidades operacionais e atuando de forma integrada.
A companhia também solicitou a colaboração da população durante este período, pedindo que evitem desperdícios, como lavar carros e calçadas ou encher piscinas, priorizando atividades essenciais.
*Sob supervisão de Pedro Osorio
Autor(a):
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.