Chuvas em Janeiro nas Usinas Hidrelétricas devem ficar abaixo da média histórica, alerta ONS

Chuvas em janeiro nas usinas hidrelétricas do Brasil devem ficar abaixo da média histórica, alerta ONS. Reservatórios devem alcançar 53,5% da capacidade.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Previsão de Chuvas nas Usinas Hidrelétricas em Janeiro

As chuvas esperadas para as usinas hidrelétricas em janeiro devem ficar abaixo da média histórica em todos os subsistemas do Brasil, conforme estimativas do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgadas nesta terça-feira (23).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A previsão é de que a energia natural afluente (ENA) atinja 83% da média histórica no Sudeste/Centro-Oeste, 75% no Sul, 55% no Nordeste e 85% no Norte. Apesar da expectativa de chuvas, os principais reservatórios das usinas, localizados principalmente no Sudeste/Centro-Oeste, devem alcançar 53,5% da capacidade ao final de janeiro.

Esse nível representa um aumento de cerca de 10 pontos percentuais em relação ao que foi registrado no início desta semana. Em relação à carga de energia no Brasil, a expectativa é de um crescimento de 1,6% em comparação a janeiro de 2025, totalizando 84.582 MWm (megawatts médios).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Sair da versão mobile