Declarações de Christopher Waller sobre Taxas de Juros
Christopher Waller, diretor do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, expressou seu apoio a um corte nas taxas de juros na próxima reunião dos dirigentes, agendada para os dias 9 e 10 de dezembro. Ele argumenta que o mercado de trabalho americano permanece fraco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração foi feita em uma entrevista à Fox Business nesta segunda-feira, dia 24.
Waller observou que ainda não há um consenso claro entre os dirigentes sobre essa questão. “Desde a última reunião do Fed, os dados disponíveis sugerem pouca mudança. O mercado de trabalho segue enfraquecido”, afirmou. Ele também destacou que a maioria dos dados do setor privado não indica que as empresas estejam planejando contratações em massa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O diretor mencionou que, caso os dados mostrem uma recuperação, a abordagem poderá ser mais cautelosa. Em relação à inflação, ele notou um leve aumento, mas acredita que ela deve cair em breve. “O impacto da inflação causada pelas tarifas não é tão grande, será um evento isolado”, acrescentou.
Waller defende uma abordagem personalizada para a reunião de janeiro, considerando que a “enxurrada” de indicadores econômicos será crucial para determinar a direção do Fed. Ele também ressaltou que o Fed terá informações limitadas na próxima sessão, devido ao hiato que durou 43 dias e terminou em 13 de novembro.
LEIA TAMBÉM!
Além disso, Waller, que é cotado para assumir a presidência do Fed, comentou sobre sua recente reunião com o responsável por conduzir as entrevistas dos candidatos. “Conversei com Bessent há 10 dias e tivemos uma ótima reunião sobre economia e mercado.
A administração está buscando alguém com experiência que saiba como desempenhar a função”, compartilhou.
