China Aloca US$ 100 Milhões para Apoio aos Palestinos em Gaza
Em 4 de dezembro de 2025, o presidente chinês Xi Jinping anunciou um investimento de 100 milhões de dólares para auxiliar os palestinos em face da crise humanitária e para apoiar a reconstrução da Faixa de Gaza. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente francês, após uma reunião entre os dois líderes em Pequim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo chinês pretende que os recursos sejam utilizados tanto para medidas emergenciais de alívio humanitário, atendendo às necessidades imediatas da população, quanto para o apoio à recuperação e reconstrução da infraestrutura em Gaza. Xi Jinping enfatizou que a China e a França buscarão uma solução “precoce, abrangente, justa e duradoura para a questão palestina”, trabalhando em conjunto para alcançar esse objetivo.
Diante da pressão da França, Xi Jinping também assegurou que Pequim continuará desempenhando um papel construtivo na busca por uma resolução do conflito entre a Ucrânia e a Rússia. Apesar de não ter condenado a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022, a China mantém relações de parceria econômica e política com a Rússia, sendo um dos principais compradores de combustíveis fósseis russos, incluindo petróleo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em paralelo, Pequim reafirmou seu apoio à construção de uma arquitetura de segurança europeia “equilibrada, eficaz e sustentável”, demonstrando um compromisso com a estabilidade regional e a busca por soluções diplomáticas para os conflitos internacionais.
