China exige que EUA cumpram compromisso sobre testes nucleares e respeitem tratados internacionais

China exige que EUA cumpram compromisso sobre testes nucleares, destacando a importância da estabilidade global e do desarmamento, após declaração de Trump

30/10/2025 10:05

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

China cobra compromisso dos EUA sobre testes nucleares

A China aguarda que os Estados Unidos honrem seu compromisso com a moratória sobre testes nucleares e as obrigações do Tratado de Proibição Parcial de Testes Nucleares, conforme declarado pelo Ministério das Relações Exteriores nesta quinta-feira (30).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em resposta a uma indagação, o porta-voz do ministério, Guo Jiakun, enfatizou que a China deseja que os EUA mantenham o equilíbrio e a estabilidade estratégica global. “A China espera que os EUA cumpram e respeitem seriamente suas obrigações sob o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares e seu compromisso de suspender os testes nucleares”, afirmou.

Ele também ressaltou a importância de ações concretas para proteger o sistema internacional de desarmamento e não proliferação nuclear. A declaração ocorre em um contexto de crescente tensão, especialmente após o anúncio de Donald Trump sobre a intenção de reiniciar os testes de armas nucleares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump fez o comunicado em sua rede Truth Social, na noite de quarta-feira, enquanto se dirigia a Busan, na Coreia do Sul. Ele mencionou que estava instruindo o Pentágono a realizar testes nucleares em “igualdade de condições” com outras potências nucleares.

A decisão de Trump de retomar os testes nucleares surge em meio a uma rápida expansão do arsenal nuclear da China nos últimos anos, logo após o lançamento de um míssil de cruzeiro com propulsão nuclear e um torpedo com capacidade nuclear.

Leia também:

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.