Estado de Catástrofe no Chile devido a Incêndios Florestais
O presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou neste domingo (18) a declaração de estado de catástrofe em duas regiões do sul do país, em resposta aos incêndios florestais que resultaram na evacuação de pelo menos 20 mil pessoas e causaram 16 mortes até o momento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações da agência florestal chilena, os bombeiros estavam enfrentando 24 incêndios ativos em todo o território nacional na manhã deste domingo. As regiões mais afetadas são Ñuble e Bíobío, localizadas a cerca de 500 km ao sul de Santiago, a capital do país.
“Diante da gravidade dos incêndios em curso, decidi declarar estado de catástrofe nas regiões de Ñuble e Biobío. Todos os recursos estão disponíveis”, afirmou Boric em uma publicação no X.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro da Segurança chileno, Luis Cordero, informou que 15 mortes foram confirmadas apenas na região de Biobío, enquanto uma morte ocorreu em Ñuble. Até o momento, os incêndios devastaram cerca de 8.500 hectares nas duas regiões, colocando diversas comunidades em risco e levando à necessidade de evacuação.
