Chile confirma o falecimento de cinco trabalhadores que estavam presos na mina após um desabamento
As razões do acidente ainda estão sob análise.

A operação para resgatar os cinco trabalhadores presos na mina El Teniente, da estatal chilena Codelco, foi finalizada no domingo, 4, após a localização do último corpo, segundo a promotoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Finalmente encontramos o último trabalhador que estava desaparecido”, anunciou o promotor regional de O’Higgins, Aquiles Cubillos.
Os mineradores ficaram retidos na última quinta-feira, em decorrência de um desmoronamento na mina. A El Teniente é a maior concessão mineral de cobre do mundo, pertencente à estatal chilena Codelco, principal produtora global de cobre, com 4.500 km de túneis internos.
Leia também:

Apoadores de Evo Morales incitarão ao voto nulo nas eleições presidenciais de agosto

Israel avança com uma nova fase do conflito em Gaza

Noboa propõe plebiscito sobre a instalação de bases de estrangeiros e o impeachment de juízes no Equador
Na madrugada de domingo, foram encontrados mais três mineradores, somando-se ao corpo já descoberto na tarde de sábado. Todos estavam no mesmo local onde ocorreu um desabamento provocado por um “evento sísmico”, cuja origem – natural ou decorrente de perfurações – está sendo investigada.
A localização do corpo final põe fim à operação de busca na mina, que mobilizou mais de 100 socorristas e utilizou equipamentos remotos e drones.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente Gabriel Boric visitou, pela segunda vez, o local. Após a confirmação do falecimento dos trabalhadores, ele decretou três dias de luto oficial.
“Concluímos a primeira fase, a mais difícil e impactante, e inicia-se outra, de compreender o que ocorreu”, declarou Boric em coletiva de imprensa.
Começa-se uma fase crucial, a investigação. A Codelco colaborou ativamente até agora e continuará a fazê-lo com todos os recursos necessários para esclarecer cada aspecto desta tragédia”, destacou em coletiva de imprensa o presidente do conselho administrativo da empresa, Máximo Pacheco, que anunciou uma investigação internacional para apurar a origem do desmoronamento.
A El Teniente alcançou a produção de 356 mil toneladas de metal no ano anterior, representando 6,7% da totalidade do cobre do Chile, maior produtor mundial com 5,3 milhões de toneladas anualmente. A mina está localizada na cidade de Rancagua, a 100 km de Santiago.
As operações na El Teniente foram suspensas desde a última sexta-feira, após ordem do governo para auxiliar nas buscas. A ministra de Mineração, Aurora Williams, declarou que não há prazo definido para o retorno das atividades: “Desejamos que ocorra o mais breve possível, sem comprometer a intensidade das investigações”.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)