Chanceler russo se reúne com Kim Jong-un durante visita à Coreia do Norte
A ligação entre Moscou e Pyongyang fortaleceu-se em decorrência do conflito na Ucrânia.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, reuniu-se com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, na cidade costeira de Wonsan neste sábado (12), onde classificou as relações entre os dois países como “uma irmandade de combate invencível”, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pasta afirmou que a visita representava a continuidade do diálogo estratégico entre os dois países, iniciado pela viagem do presidente russo, Vladimir Putin, à Coreia do Norte no ano anterior.
O chanceler Putin declarou esperar por contatos mais diretos no futuro, conforme relatado pela agência de notícias estatal russa TASS.
Leia também:

FIFA: Infantino rebate críticas de europeus e confirma Trump na final

Lula afirma que o Brasil garantirá a proteção de seu cidadão e empresas em resposta à taxa imposta por Trump

Executivo deve editar ato normativo da Lei de Reciprocidade até segunda-feira (14)
Lavrov, segundo o ministério, também agradeceu à Coreia do Norte pelos militares enviados à Rússia.
A relação entre os dois países se intensificou no contexto do conflito na Ucrânia. Diversos milhares de soldados norte-coreanos foram reunidos ao longo de meses para repelir as forças ucranianas na região russa de Kursk, além de Pyongyang ter disponibilizado munições à Rússia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lavrov também se reuniu com seu homólogo norte-coreano, Choe Son Hui, informou a TASS.
O ministro chegou a Wonsan na sexta-feira (11), procedente de Kuala Lumpur, capital da Malásia, após a reunião de ministros das Relações Exteriores da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático).
A sede de um resort à beira-mar, recentemente inaugurado, também é conhecida pelas suas instalações navais e de mísseis.
A reunião mais recente entre os dois países aprimora sua cooperação estratégica, que agora inclui um acordo de defesa mútua.
Lavrov declarou que trocaram opiniões sobre a situação em torno da crise ucraniana. Seus amigos coreanos confirmaram seu apoio a todos os objetivos da operação militar especial, assim como às ações da liderança e das forças armadas russas.
A agência também mencionou seu vice, Andrei Rudenko, afirmando que haveria mais delegações de alto nível a visitar a Coreia do Norte ainda em 2024.
A agência de inteligência sul-coreana declarou que a Coreia do Norte pode estar planejando enviar mais tropas em julho ou agosto, após ter deslocado mais de dez mil soldados para combater ao lado da Rússia na guerra contra a Ucrânia.
A Coreia do Norte aceitou enviar seis mil engenheiros militares e construtores para a reconstrução da região russa de Kursk, onde as forças ucranianas realizaram um ataque frontal em larga escala há quase um ano.
O ministro das Relações Exteriores russo, Lavrov, viajará à China para participar da reunião da Organização de Cooperação de Xangai, agendada para segunda (14) e terça-feira (15).
A TASS declarou que o recém-inaugurado complexo turístico à beira-mar de Wonsan tem potencial para aumentar o turismo russo na Coreia do Norte, devido à reinicialização das linhas ferroviárias diretas entre Moscou e Pyongyang e a um plano para a construção de uma ponte sobre o Rio Tumen, que delimita a fronteira entre a Coreia do Norte, a China e a Rússia.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.