Intensos chuvas e vias bloqueadas prejudicaram as operações de resgate no estado de Uttarakhand, Himalaia, norte da Índia, nesta quarta-feira (6), um dia após inundações súbitas e deslizamentos de terra terem ceifado a vida de quatro indivíduos e deixado inúmeras pessoas desaparecidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até a noite de terça-feira (5), cerca de 130 pessoas foram resgatadas, informou o ministro-chefe do estado de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, à agência de notícias ANI, acrescentando que helicópteros do exército estavam prontos para fornecer suprimentos aos que estavam retidos nas áreas afetadas.
Equipes militares e de resgate da força de desastres trabalharam para alcançar a vila de Dharali, um ponto turístico conhecido que funciona como parada antes de acessar a cidade de peregrinação hindu de Gangotri, no distrito de Uttarkashi, com deslizamentos de terra obstruindo uma rodovia crucial e chuvas intensas persistindo na área, de acordo com a mídia local e as autoridades.
LEIA TAMBÉM!
O número de desaparecidos é desconhecido, mas os esforços de resgate prosseguiram durante a noite. Estamos tentando resgatar as pessoas e levá-las para um local seguro, afirmou Harshavardhan, coronel do exército que lidera os esforços de resgate, em uma publicação na rede social X compartilhada pelo exército indiano.
As estradas que levam às áreas afetadas desabaram ou foram bloqueadas por pedras, dificultando o acesso, declarou Prashant Arya, autoridade local em Uttarkashi, à agência de notícias Reuters.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Torres de celular e eletricidade também foram removidas pelas águas das inundações, prejudicando a conectividade, o que motivou as autoridades a disponibilizar telefones por satélite aos equipes de resgate.
O acampamento militar em Harsil, a quatro quilômetros da vila alagada de Dharali, também sofreu com inundações súbitas e doze militares estão desaparecidos, segundo a notícia do canal NDTV.
Adicionalmente, unidades extras do exército, incluindo cães farejadores, drones e equipamentos de terraplanagem, foram empregadas para reforçar os recursos em Harsil e intensificar os esforços, declarou o comando central do exército em uma publicação no X.
Emissoras de televisão exibiram inundações e lama desceram por uma montanha, alcançando a vila, que destruiu residências e vias de acesso, com as pessoas buscando abrigo.
Um deslizamento de terra atingiu a vila de Dharali, soterrando diversas residências, conforme informação divulgada em vídeo pelo gabinete do ministro-chefe do estado.
Uttarakhand é sujeita a inundações e deslizamentos de terra, que alguns especialistas atribuem às mudanças climáticas.
Fonte por: CNN Brasil