CEO da Hydro afirma que a mineração terá crescimento com maior segurança jurídica

Anderson Baranov argumenta que o Brasil, atualmente em 6º lugar no ranking mundial, tem potencial para alcançar o 2º lugar com maior previsibilidade ins…

13/07/2025 5:59

1 min de leitura

CEO da Hydro afirma que a mineração terá crescimento com maior segurança jurídica
(Imagem de reprodução da internet).

Anderson Baranov, 54 anos, CEO da Norsk Hydro Brasil, declarou que a mineração poderá crescer no Brasil com maior previsibilidade institucional. Afirmou que isso pode ser alcançado com maior organização dos órgãos reguladores, sem diminuir as exigências ambientais e sociais. “Onde há mineração legal, há proteção ambiental, reflorestamento, investimento social, capacitação”, afirmou em entrevista na terça-feira (8.jul.2024).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a avaliação de Baranov, o Brasil poderá alcançar o 2º ou 3º lugar no ranking da mineração global em 5 anos. Atualmente, ocupa a 5ª ou 6ª posição, dependendo da referência utilizada. O 1º lugar é da China, o 2º da Austrália e o 3º da Rússia.

Acompanhe a entrevista (20min5s):

Leia também:

O diretor executivo da Hydro declarou que existe um grande potencial de investimentos em mineração no momento. “Nós vamos conseguir que o país aproveite ao máximo os minerais essenciais e eleve sua capacidade de produção e sua influência global”, afirmou.

A Hydro realiza mineração de bauxita e produz alumínio no Pará. A avaliação do impacto da tarifa de importação de 50% dos Estados Unidos, anunciada na quarta-feira (9.jul), está sendo conduzida pelo setor. “As análises e projeções sobre possíveis efeitos dessa medida para a indústria do alumínio estão sendo realizadas pela Abal (Associação Brasileira do Alumínio), que tem desempenhado um papel fundamental na representação do setor”, afirmou Baranov na sexta-feira (11.jul).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abaixo, excertos da entrevista:

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.