Central Bank determina o bloqueio de movimentações financeiras em contas sob suspeita de participação em fraudes
A nova medida é válida a partir deste instante e constitui mais um esforço para combater o crime organizado.

O Banco Central (BC) divulgou uma norma que exige que as instituições financeiras do Brasil bloqueiem as transferências de recursos para contas consideradas com indícios de envolvimento em fraudes. A ação, que entra em vigor imediatamente, visa combater as atividades do crime organizado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os bancos e instituições financeiras autorizadas a operar no Brasil deverão atualizar seus sistemas até o dia 13 de outubro, a fim de impedir as transferências.
O Banco Central estabeleceu que as instituições utilizarão todas as informações disponíveis em sistemas eletrônicos e bancos de dados (públicos e privados) para identificar as contas relacionadas a fraudes. Os detentores das contas serão notificados sobre essa medida.
Leia também:

Parlamento espanhol vota contra proposta do governo para diminuir a duração da semana laboral

O Brasil registra marca histórica, com 350 milhões de toneladas de grãos

Índice de preços nos EUA mostra aumento acelerado em agosto
A nova regulamentação representa mais uma tentativa de restringir as ações do crime organizado. Essas ações se intensificaram após as operações realizadas no final de agosto, que evidenciaram o uso de fintechs (bancos digitais) para a ocultação de ativos da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).
Na sexta-feira, o Banco Central estabeleceu um limite de 15 mil reais para transferências via Pix e TED para instituições de pagamento não autorizadas pela autoridade bancária e para aquelas que operam de forma temporária, em expectativa de obter a devida aprovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.