Censo Escolar 2025: Início da Coleta de Dados que Pode Transformar a Educação!

Censo Escolar 2025: A coleta de dados começou! Instituições devem declarar até 30 de março. Entenda como isso impacta a educação no Brasil!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Censo Escolar 2025: Coleta de Dados Iniciada

A coleta de dados da segunda etapa do “Censo Escolar 2025 – Situação do Aluno” teve início nesta quinta-feira, 19 de janeiro. Todas as instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, devem realizar a declaração através do Sistema Educacenso até o dia 30 de março.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta fase, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) coleta informações sobre o movimento dos alunos e a situação ao final do ano letivo. O movimento abrange transferências e abandonos, enquanto a situação inclui aprovações e reprovações.

A declaração é crucial para o cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Importância dos Dados

Os dados de aprovação, juntamente com o desempenho no Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), são essenciais para a avaliação do Ideb. Inconsistências nas informações sobre rendimento e movimentação podem afetar os resultados e distorcer a realidade das instituições e da rede de ensino.

O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica, coordenada pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. A pesquisa envolve todas as escolas do país e abrange ensino regular, educação especial, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e educação profissional e tecnológica.

LEIA TAMBÉM!

Relevância do Censo Escolar

As estatísticas de matrículas geradas pelo Censo são fundamentais para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento das avaliações do Inep. Além disso, o Censo é uma ferramenta crucial para que educadores entendam a situação da educação no Brasil, em estados, municípios e escolas, possibilitando o acompanhamento da eficácia das políticas públicas.

Indicadores como o Ideb, taxas de rendimento e fluxo escolar, bem como a distorção idade-série, são calculados com base nos dados do Censo Escolar. Esses indicadores são utilizados para monitorar e cumprir as metas do PNE (Plano Nacional da Educação).

Detalhes da Coleta de Dados

Mais informações podem ser obtidas no site do Inep.

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Sair da versão mobile