Cenipa aponta distração de supervisor com celular como causa de acidente envolvendo avião e veículo
O acidente ocorreu no Aeroporto do Galeão; o relatório final identifica falhas de atenção, comunicação e visibilidade como fatores que contribuíram para…
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu o relatório sobre o incidente de 12 de fevereiro de 2025, quando uma aeronave da Gol, que realizaria o voo 1674, colidiu com um carro de manutenção durante a decolagem na pista 10 do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Dois ocupantes do veículo sofreram ferimentos leves e nenhum passageiro ou tripulante ficou ferido. O piloto interrompeu a decolagem e conseguiu parar o avião ainda na pista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Análise do Relatório
O relatório indica que o supervisor da torre de controle estava utilizando o celular no momento do incidente, o que prejudicou a identificação de falhas no procedimento. A pista foi liberada para decolagem sem a verificação visual necessária e sem assegurar que a aeronave já havia sido removida do local.
O relatório também aponta falhas de comunicação na torre. Antes do choque, houve incerteza entre os controladores sobre a presença de manutenção na pista, porém a decolagem não foi interrompida. A resposta do veículo também demorou, levando os controladores a acreditarem que daria tempo para o avião sair sem risco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outros Pontos Levantados
Outro ponto levantado é a dificuldade de visibilidade a partir da torre. Obstáculos no aeroporto e até a própria posição de trabalho dos controladores prejudicam a visão completa da pista. Isso, somado à falta de atenção no turno e a problemas na troca de informações entre os profissionais, teria contribuído para a colisão.
Recomendações do Cenipa
Entre as recomendações propostas pelo Cenipa incluem o fortalecimento do treinamento dos controladores, alterações nos procedimentos de comunicação e revisão da estrutura do aeroporto para otimizar a visibilidade da pista. A investigação também sugere que veículos e aeronaves utilizem sempre a mesma frequência de rádio, a fim de receberem simultaneamente as mesmas instruções.
Leia também:
Interdições no Trânsito do Rio de Janeiro: Eventos Climáticos e Visita do Príncipe William entre 1º e 7 de Novembro
Denúncia revela atuação brutal da “Equipe Sombra” e torturas no Rio de Janeiro
Comando Vermelho revela esquema de segurança para proteger Doca em operação da Polícia Civil do RJ
Respostas às Autoridades
Os pilotos perceberam o carro apenas meio segundo antes do acidente, já que o avião estava em alta velocidade. Eles manobraram para a direita e conseguiram evitar a colisão. A comunicação inicial da tripulação, informando sobre a presença do veículo, não foi prontamente atendida pela torre.
A CNN tentou obter posicionamento da administração do Aeroporto de Galeão, porém não recebeu resposta. A GOL também foi contatada e informou que não irá se manifestar sobre o relatório.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.












