O governo dos EUA suspendeu os vistos de oito ministros do Supremo.
O ex-ministro do STF, Celso de Mello, criticou na segunda-feira (21) a suspensão dos vistos para os ministros da Corte brasileira pelo governo dos Estados Unidos. Segundo Mello, a medida é “arbitrária” e um ataque à democracia brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Celso de Mello alega que o governo de Donald Trump recorre a um falso argumento de perseguição e censura, ao afirmar que o STF estaria perseguindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Trump declarou em carta pública que existe uma “caça às bruxas” em relação a Bolsonaro.
Mais do que uma ofensa sem causa, essa prevaricante decisão governamental americana, sustentada em fundamento destituído de veracidade (mentirosa, portanto), ao investir, de forma absurda, contra o Supremo Tribunal Federal e seus íntegros e honrados magistrados, desrespeita, profundamente, nosso País e a dignidade do povo brasileiro!
O ex-ministro declarou que não se refere apenas a uma questão econômica e comercial entre os dois países.
A declaração representa um ataque à democracia brasileira e às suas instituições, em especial à Suprema Corte do Brasil, e se refere ao ataque perpetrado pelo governo Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a CNN, fontes do governo federal informaram que sete ministros e o procurador-geral da República foram alvo de sanções dos EUA. Os Estados Unidos ainda não divulgaram a lista oficial. As restrições impactaram:
Os ministros André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux não estavam envolvidos na acusação.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.