Cefaleia Tensional: 8 Cuidados e Remédios Caseiros para Aliviá-la

Respiração, compressas frias, alongamentos, infusões calmantes e outros procedimentos para amenizar o mal-estar.

06/08/2025 6:34

4 min de leitura

Cefaleia Tensional: 8 Cuidados e Remédios Caseiros para Aliviá-la
(Imagem de reprodução da internet).

Quem não experimentou aquela dor como um aperto na testa ou na nuca após um dia cansativo?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cefaleia tensional, também conhecida como dor de cabeça tensional, pode parecer inofensiva, mas quando recorrente ou intensa, indica um desequilíbrio no sistema de processamento da dor. Com as devidas medidas e orientação, é possível amenizar os sintomas e evitar novas crises.

Quais são as causas da dor de cabeça tensional?

A dor de cabeça tensional foi tradicionalmente descrita como uma sensação de aperto na testa ou na nuca. Por muito tempo, foi considerada uma condição isolada, causada principalmente por estresse, má postura ou tensão muscular, conforme explica o neurologista Tiago de Paula, especialista em cefaleia pela Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).

Leia também:

No entanto, a compreensão atual sobre a patologia inclui que o quadro compartilha mecanismos fisiopatológicos com a enxaqueca. “Especialmente o envolvimento do complexo trigêmeo-cervical, que integra estímulos sensitivos da face, cabeça e região cervical superior”, explica o médico.

Isso indica que a cefaleia tensional não se trata de uma doença distinta, mas sim uma manifestação clínica dentro do mesmo espectro de desordens do processamento da dor no cérebro. “Muitos pacientes rotulados com dor de cabeça ‘tensional’ apresentam, na verdade, manifestações mais sutis de enxaqueca”, afirma o especialista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

9 técnicas para aliviar a dor de cabeça tensional

Algumas medidas caseiras, sem tratar a origem do problema, podem amenizar os sintomas e evitar recorrências. Elas influenciam diretamente a regulação do sistema nervoso, diminuem a tensão muscular e controlam a dor.

Alongamento cervical diário

Simples e eficiente, essa prática relaxa os músculos do pescoço e dos ombros, reduzindo a sensibilidade na região da cabeça e do pescoço. “É indicado principalmente ao acordar e no final do dia”, orienta o neurologista.

Respiração diafragmática

Também conhecida como respiração profunda, auxilia no relaxamento do corpo, ativando o sistema parassimpático (que diminui o estresse e otimiza a oxigenação cerebral).

A técnica envolve inspirar profundamente pelo nariz, expandindo o abdômen, reter a respiração por três segundos e expirar lentamente pela boca. Segundo o especialista, esse ciclo auxilia na redução da ansiedade e pode diminuir a intensidade das dores.

Compressão fria na nuca e ombros.

A aplicação de compressa fria é uma das formas mais eficazes de aliviar a dor de cabeça tensional.

Ela auxilia na diminuição da irritabilidade de nervos periféricos, diminuindo estímulos dolorosos de forma mais persistente do que as compressas quentes.

Pausas com atividades e movimentos suaves.

Permanecer sentado por longos períodos pode elevar a tensão muscular. Portanto, o movimento diário é fundamental.

Atividades físicas brandas ou intervalos com alongamentos estimulam a liberação de endorfinas, substâncias naturais que favorecem o bem-estar e reduzem a dor.

Meditação e mindfulness

A prática de mindfulness e o controle da respiração demonstraram eficácia na diminuição da frequência e intensidade das dores de cabeça.

Elas modulam centros cerebrais relacionados à dor e ao estresse, como o córtex pré-frontal e a ínsula, afirma Paula.

A automassagem é uma técnica que permite realizar massagens em si mesmo, utilizando dispositivos ou métodos que simulam o toque de um profissional.

A automassagem na região do pescoço e nos pontos de tensão muscular pode liberar contrações e amenizar a dor. Contudo, é necessário ter cuidado.

Ela pode ser um gatilho para a piora das dores em muitos pacientes e deve ser feita com cuidado.

Os ajustes posturais visam melhorar a postura corporal, promovendo o alinhamento adequado das estruturas esqueléticas.

Manter a postura adequada, sobretudo ao sentar, é fundamental. “Esses pacientes apresentam a região cervical mais vulnerável. A melhoria da ergonomia corrige a sobrecarga muscular crônica na região occipital e cervical, onde são processados parte dos estímulos dolorosos”, explica Paula.

Chás e produtos naturais

Certas ervas com ação calmante podem auxiliar no controle da dor, sobretudo quando o aspecto emocional está presente.

Contudo, o neurologista ressalta: “O mais importante é tratar a doença. Produtos naturais podem ter efeito complementar, mas não devem substituir o tratamento médico.”

Quando procurar ajuda médica

Apesar de muitas dores de cabeça serem transitórias, elas não devem ser negligenciadas. “Ter dor não é normal”. Se ela causa qualquer prejuízo funcional, como ausência no trabalho ou interrupção dos estudos, deve ser tratada, enfatiza Paula.

Ademais, é imprescindível procurar avaliação médica caso as dores estejam associadas a:

Um outro alerta relevante diz respeito ao uso excessivo de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios. “Isto pode agravar a doença se utilizados com frequência. Com o tempo, eles perdem a eficácia e o paciente sente mais dores”, afirma o neurologista. O tratamento adequado é aquele que, ao longo do tempo, reduz ou elimina as crises, ressalta o especialista.

Estudo aponta que o consumo de café pode diminuir o risco de câncer de cabeça e pescoço.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)