Vírus detectado em criação de subsistência em Quixeramobim, a 212 km de Fortaleza, sem ligação com produção comercial.
A Adagri confirmou na sexta-feira (18.jul.2025) o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade em aves domésticas no Estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O caso foi registrado em uma propriedade de sustento no município de Quixeramobim, a 212 km de Fortaleza. A confirmação ocorreu na quinta-feira (17.jul.2025), após análise de amostras enviadas ao LFDA (Laboratório Federal de Defesa Agropecuária), em Campinas (SP).
As amostras foram encaminhadas ao laboratório federal em 8 de julho. Os resultados positivos para o vírus H5N1 foram recebidos na quinta-feira (17.jul.2025) no Adagri.
A agência reforça que o consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou em pontos de venda é seguro, já que a doença não é transmitida por meio do consumo. Portanto, a população pode se ficar assegurada de que não há nenhuma restrição quanto ao consumo.
A agência estadual implementou na sexta-feira (18.jul.2025) as medidas previstas no Plano Nacional de Contingência para Influenza Aviária, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As ações incluíram a interdição da propriedade e a eutanásia das aves, de acordo com os protocolos sanitários estabelecidos pelo plano federal.
A atenção se concentrou em uma pequena criação para uso doméstico, sem ligação com a produção comercial de aves no Ceará.
A Adagri realiza uma investigação em um raio de 10 km ao redor do local para identificar novos focos. A ação também busca determinar conexões com outras propriedades que possam representar risco de disseminação do vírus.
Este é o primeiro caso confirmado em aves domésticas no Ceará. O Estado já havia investigado anteriormente uma suspeita em uma criação de subsistência em Salitre, que foi descartada após exames laboratoriais.
Desde maio de 2023, com a ocorrência do vírus H5N1 no Brasil, foram investigados aproximadamente 3.000 casos suspeitos de síndrome respiratória e nervosa em aves em todo o território nacional.
A Adagri não divulgou o número de aves impactadas na propriedade de Quixeramobim nem se existem outros casos sob análise na região.
O caso cearense foi identificado dois meses após o primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil, ocorrido em maio de 2025, no Rio Grande do Sul.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.